terça-feira, 5 de abril de 2011

Salvando morcegos

Morte de espécies pode impactar vidas humanas

Um número cada vez maior de morcegos está morrendo a cada dia nos Estados Unidos. Este genocídio está sendo causando por uma doença misteriosa conhecida como a síndrome do nariz branco. As mortes não são um pequeno evento para os ecossistemas, mas uma catástrofe alarmante que pode impactar vidas humanas. Os morcegos são intricadamente ligados à agricultura, e por isso sua salvação pode evitar perdas de bilhões de dólares.

Um artigo na revista Science diz que uma única colônia de 150 morcegos marrons no estado americano de Indiana devora cerca de 1.3 milhões de insetos daninhos por ano, e que o valor destes mamíferos para a agricultura deve estar por volta de U$ 22,9 bilhões por ano. Os cientistas da Universidade de Pretória, na África do Sul, que conduziram o estudo, liderado por Justin Boyles, dizem: "Os morcegos estão entre os animais não-domésticos mais subestimados e mais economicamente importantes na América do Norte. Sua conservação é importante para a integridade dos ecossistemas. As histórias de vida destes mamíferos noturnos voadores, caracterizadas por baixas taxas de reprodução, nos dizem que a recuperação de suas populações pode levar décadas, ou séculos".

Ao citar a questão econômica, os cientistas criticaram a falta de ação para descobrir a causa da doença. Ela poderia eliminar algumas espécies do pequeno morcego marrom (do gênero myotis). Foram encontradas algumas pistas. A doença parece estar conectada a um fungo que se espalha entre os morcegos quando eles hibernam. Ele infecta sete espécies. Desde sua identificação, em 2006, a doença causou milhões de mortes.

Justin Boyles diz: "Um monte de gente se pergunta porque nos preocupamos com morcegos. Nossa meta é enfatizar como eles são importantes ambiental e economicamente". Outra ameaça é a disseminação de turbinas eólicas. Milhares de morcegos mortos foram encontrados perto delas. Cientistas acreditam que mudanças súbitas na pressão do ar em torno das turbinas causam o colapso dos pulmões dos animais. "É possível encontrar soluções que reduzam os impactos sobre as populações abatidas pela síndrome nos próximos anos. Mas encontrá-las só será viável com maior consciência do público, de cientistas e de políticos sobre os benefícios trazidos pelos morcegos", afirmam os autores do estudo, segundo o About My Planet.
(Foto: josdiiri / fotopedia/creative commons)




Nenhum comentário: