quinta-feira, 14 de abril de 2011

'Divulgação científica é direito da sociedade'

Professora Simone Bortoliero (UFBA) ministra palestra de lançamento do livro 'Descomplicando a Ciência'

A divulgação da ciência para o grande público deve ter o mesmo peso, dentro das universidades, que a publicação de artigos científicos. A afirmação foi feita pela professora Simone Bortoliero, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em sua palestra 'Juventude, Ciência e Mídia', na tarde da última quarta-feira, 13/04, na UENF. Pela manhã, ela ministrou a oficina 'Produção de vídeos científicos com o uso do celular' para 25 alunos do último ano do ensino médio da escola Estadual Phillipe Uebe, situada em Guarus.

- O direito à informação está na Constituição. A sociedade tem o direito de saber o que os pesquisadores fazem dentro das universidades. Até porque as pesquisas são pagas por todos nós - disse Simone para uma plateia formada por cientistas, estudantes, técnicos e professores da UENF e de outras instituições.

Os eventos marcaram o lançamento do livro 'Descomplicando a Ciência', coletânea de 146 matérias de divulgação científica publicadas pela Assessoria de Comunicação da UENF no extinto Jornal Monitor Campista, no período de 2003 a 2006. Lançada pela Eduenf, a coletânea foi organizada pelos jornalistas Fúlvia D'Alessandri e Gustavo Smiderle, da Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM/UENF).

Simone Bortoliero ministrando a oficinaPara a elaboração do material, eles contaram com a colaboração de cerca de 80 cientistas, pós-graduandos ou técnicos da Universidade. Durante a organização, sempre que foi possível, os colaboradores revisaram e atualizaram os conteúdos, incluindo notas de rodapé ou adequando uma ou outra frase.

A mesa de lançamento teve a presença do jornalista Cilênio Tavares, ex-editor do Jornal Monitor Campista (atualmente na Folha da Manhã); da jornalista Fúlvia D'Alessandri, da ASCOM/UENF; da professora Sylvia Joffily (representando os colaboradores do livro); do reitor eleito da UENF, professor Silvério de Paiva Freitas; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Antônio Teixeira do Amaral Júnior, que representou o reitor Almy Junior.

Os livros serão distribuídos gratuitamente a escolas públicas interessadas em utilizá-los em atividades curriculares ou extracurriculares. Para registrar o interesse, basta comunicar-se com a Assessoria de Comunicação da Uenf pelos telefones (22) 2739-7119 ou 0800 025 2004 ou ainda pelo e-mail uenf@uenf.br.

Nenhum comentário: