sábado, 22 de setembro de 2012

Salão de Turismo 2012 irá promover os atrativos do Rio de Janeiro


Trinta e cinco secretarias e órgãos de turismo do estado do Rio de Janeiro e mais o Complexo do Alemão já confirmaram presença na edição deste ano do Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Brite 2012, considerado o mais completo evento de turismo da América Latina. O Salão, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro no Cais do Porto em uma área de 7 mil m2 de montagem cenográfica, é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo (Setur-RJ) e da sua vinculada TurisRio, em parceria com o Brite (Brazilian International Tourism Exchange). O objetivo é promover não só os atrativos turísticos do estado do Rio de Janeiro como também o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais. O salão será aberto oficialmente pelo secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, às 10h30 do dia 28(sexta-feira), no auditório do Pier 4.

Este ano o evento, que é aberto ao público, é caracterizado pelo grande potencial de promover o estado fluminense de forma intensiva para os operadores internacionais. Já está confirmada a participação de 50 buyers internacionais que estarão comprando de 200 suplyers nacionais os destinos que compõem o turismo do nosso estado.
O secretário Ronald Ázaro, ressalta a importância do evento uma vez que o setor de turismo é um dos mais significativos na cadeia produtiva.
- Atualmente um em cada 11 trabalhadores está ligado diretamente à atividade turística. O turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por aproximadamente 4% do PIB do Estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a R$ 319 bilhões. O Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Brite 2012 é uma oportunidade imperdível de vendermos o turismo fluminense para grandes operadores nacionais, internacionais e para o público em geral.
Os números do Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Brite 2012 são grandiosos. Estão confirmados 175 expositores, 190 operadores internacionais de 35 países, estão agendados 2.400 encontros na Bolsa de Negócios, 1.600 profissionais inscritos para o Fórum do Conhecimento, 226 hoteleiros inscritos para o Encontro Internacional de Hotelaria, confirmação de 30 jornalistas internacionais e 15 nacionais de outros estados.


O evento contará ainda com a presença de 50 palestrantes, 240 artesãos de todo o Brasil, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos com comidas regionais. Quanto ao público 5 mil já se inscreveram como visitantes, 550 alunos de escolas estaduais e municipais e 900 pessoas de 10 associações da terceira idade.

Entre as manifestações culturais do interior do estado do Rio de Janeiro já programadas estão o Jongo da Machadinha de Quissamã, os sanfoneiros e a dança da colônia libanesa de Nova Friburgo, grupos folclóricos alemães de Petrópolis, a folia de reis e a capoeira de Magé, além da Escola de Samba Porto da Pedra, de São Gonçalo.

No estande da Secretaria de Estado de Agricultura, a agricultura fluminense estará em destaque. Quinze produtores, que já recebem grupos de turistas em suas propriedades, estarão presentes em duas tendas, apresentando e vendendo os seus produtos. Entre os presentes estarão representantes de Nova Friburgo, que trarão derivados de leite de cabra (queijos e doce de leite), mel, pão de mel, geléias, conservas, embutidos e defumados, além da tradicional truta defumada. São Sebastião do Alto apresentará mais de 20 tipos de doces e, Três Rios, o cogumelo shitake. Os queijos de Santa Maria Madalena e a goiabada, palmito orgânico e banana passa de Cachoeiras de Macacu também serão encontrados no evento.

Como novidade, este ano, o Salão terá entre os seus expositores num estande de 50m2, representantes do Complexo do Alemão que estarão apresentando artesanato e pacotes de turismo já em funcionamento dentro do complexo. Atualmente, esta grande área pacificada da zona norte do Rio, é um dos maiores pontos turísticos do estado, recebendo diariamente a visita de dezenas de cariocas, turistas nacionais e internacionais que passeiam no teleférico, fazem caminhas pelas trilhas da Serra da Misericórdia, participam de eventos na Praça do Conhecimento etc.


A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) tem feito um trabalho intenso de mostrar aos turistas que o Rio de Janeiro tem muito mais a oferecer do que a Capital. Participações em eventos nacionais e internacionais e grandes investimentos em material promocional têm se destacado na atual gestão. O diretor de Marketing da TurisRio, Guto Graça, está na França, onde proferiu, em Paris, uma palestra, para diversos operadores que estão preparando pacotes para a Copa do Mundo.
- Durante a palestra expliquei que o Estado do Rio de Janeiro é um destino completo. Apresentei o Estado como um "mini mundo" que tem, a poucos quilômetros de distância, montanhas e mar e que o visitante pode dar uma volta pelo entorno do Rio e conhecer a gastronomia e aproveitar o clima aconchegante da Serra ou das cidades da região das Agulhas Negras que têm temperaturas variando entre 5 a 9 graus ou, se preferir, aproveitar as praias e os pratos típicos em Búzios ou na Ilha Grande que têm temperatura média de 30 graus.


Segundo Guto o raciocínio de vender o interior é um dos conceitos básicos para a Copa do Mundo e demais megaeventos que receberemos nos próximos anos. A intenção é que o turista circule por todo o Estado, aproveitando as diversas opções oferecidas, fortalecendo o turismo tornando-o a mola propulsora do desenvolvimento econômico dessas localidades. Na ocasião da palestra os municípios que mais atraíram o interesse dos estrangeiros foram Paraty e as cidades que compõem a região do Vale do Café. Guto Graça continua o trabalho de divulgação do Estado em La Rochelle, onde está sendo realizada a Feira Náutica Grand Pavois,

O Salão Estadual de Turismo – Brite 2012 será realizado nos Armazéns 3 e 4 do Cais do Porto. O armazém 3 será dedicado exclusivamente ao turismo do Estado do Rio de Janeiro. O público terá acesso gratuito durante todo o evento das 11h às 21h.

Do Blog: Não consegui apurar se Campos manterá um estande para divulgar seu potencial. Alguém tem notícia?

Nenhum comentário: