terça-feira, 4 de setembro de 2012

Abertas inscrições para II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico - UENF


I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico: foto arquivo ASCOM UENF
Registro do I Simpósio de JC, em 2009


As inscrições para o II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, incluindo submissão de resumos, estão abertas durante todo o mês de setembro, até 30/09/12. Organizado pela UENF com apoio da Faperj, o evento se realizará nos dias 28 e 29/11/12, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em Campos dos Goytacazes (RJ).
Os interessados devem fazer sua pré-inscrição no endereço no site do evento, onde estão disponíveis informações sobre o Simpósio e sobre a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).
O tema geral será ‘Política científica e política tecnológica: o que a mídia tem a ver com isso?’, e a conferência de abertura será ministrada pelo físico Ildeu de Castro Moreira, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ildeu vai abordar o tema ‘Por que o cientista agora tem que se comunicar?’.
Além de Ildeu, o Simpósio tem confirmada a presença de Graça Caldas (Labjor/Unicamp), Cidoval Morais de Sousa (Universidade Estadual da Paraíba), Cilene Victor (diretora de Redação da revista Com Ciência Ambiental), Fabiola Imaculada de Oliveira (jornalista e escritora, agraciada em 2002 com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq), Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (coordenadora do Canal Ciência / Ibict), Renata Dias (editora do Jornal da Ciência da SBPC / Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Sofia Moutinho (jornalista da Revista Ciência Hoje) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF).
Profissionais que atuam na região de Campos também vão participar, como o jornalista Vitor Menezes, presidente da Associação de Imprensa Campista e professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos/Uniflu.
O prazo para inscrição e envio dos resumos termina em 30/09, e a divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação oral se dará em 19/10/12.
uenf/ascom

Nenhum comentário: