terça-feira, 25 de outubro de 2011

VAZAMENTO DE URÂNIO EM RESENDE (RJ)




                                                                                                       Nota
O Partido Verde vem mais uma vez manifestar sua preocupação com o Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Agora é noticiado novo vazamento de substâncias radiativas, desta vez na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) localizada em Resende, Rio de Janeiro.

Na verdade, embora somente agora a sociedade tenha tido conhecimento do caso, conforme noticia o Correio Braziliense os acidentes aconteceram no ano passado, no início de 2011 e meados deste ano. Por que somente agora tomamos conhecimento disso? Porque ocultar informações ou reduzir a dimensão dos acidentes é uma prática histórica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que pretende continuar agindo à margem da sociedade brasileira, sem prestar contas dos seus atos.

O Partido Verde tem denunciado abusos como estes e mostrado que os acidentes no setor – da mineração até o funcionamento das usinas nucleares – são constantes. Também já deixamos registrado que o setor nuclear não tem fiscalização eficiente e não oferece segurança à população.

Diante das muitas irregularidades do setor, e à luz do que aconteceu em Fukushima, gerando uma revisão dos programas nucleares em todo mundo, solicitamos mais uma vez ao Governo do Brasil uma reflexão sobre o Programa Nuclear Brasileiro. Esses muitos acidentes podem estar sinalizando para uma tragédia, e precisamos agir antes que isso ocorra.  



Bancada do Partido Verde

Câmara dos Deputados


Descrição: Descrição: C:\Documents and Settings\P_119632\Meus documentos\Renata\logo PV.JPG


Assessoria de Imprensa
Liderança do Partido Verde
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: