terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pesquisa e Extensão na Semana de C&T

Abertura reuniu reitores e dirigentes da UENF, UFF e IFF, parceiras no evento

A abertura da Semana de C&T foi realizada na noite de segunda-feira, 17/10
Com a presença dos reitores e dirigentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF), foi aberta na noite da última segunda-feira, 17/10, no Centro de Convenções da UENF, a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que se estende até sexta-feira, 21/10.
Com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, a Semana de C&T engloba dois grandes eventos: a XI Mostra de Pós-Graduação da UENF e a III Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Edson Soares Fialho, chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que também ministrou, na manhã desta terça-feira, 18/10, o minicurso “O clima das cidades”, voltado para alunos da pós-graduação.
Na abertura, o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, ressaltou a importância de reunir, em um só evento, a pós-graduação e a extensão universitária, lembrando que, em outras épocas, isso seria uma tarefa “impensável”.
— Felizmente a história da UENF tem mostrado que o tripé ensino, pesquisa e extensão a cada dia torna-se mais equilibrado. Ainda precisamos avançar muito, mas os 102 projetos de extensão, agregando mais de 200 bolsas, mostram que a extensão está cada vez mais forte dentro da Universidade, promovendo o intercâmbio contínuo entre o saber acadêmico e o da comunidade — disse.
A reitora do IFF, Cibele Daher, afirmou que o tema geral da Semana de C&T é de grande interesse para a instituição, pois um de seus objetivos é buscar atender às necessidades da sociedade.
— Precisamos entrar neste debate sobre as mudanças climáticas, ajudando inclusive a sensibilizar o poder público local e estadual — disse.
A necessidade de manter e consolidar a cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa locais foi enfatizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Antônio Teixeira do Amaral Junior. Para o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, Hernan Armando Mamani, esta cooperação deve ser rotineira, inclusive com a oferta de cursos de pós-graduação interinstitucionais.
O pró-reitor de Extensão da UENF, Paulo Nagipe observou que as atividades de extensão precisam ser mais valorizadas dentro da própria universidade, pois requerem muita dedicação dos pesquisadores. Segundo o pró-reitor, um dos maiores gargalos da extensão é a escassez de fontes de fomento para os projetos.
A mesa de abertura teve ainda a participação do pró-reitor de Pesquisa do IFF, Eugênio Ferreira Naegele da Silva; da coordenadora de Extensão da UFF/Campos, Ana Maria Almeida da Costa; e do representante da Associação de Pós-Graduandos da UENF, Ismael Lourenço de Jesus Freitas. A solenidade foi iniciada com uma apresentação do Coral da UENF, regido pelo maestro Jardel Maia e formado por cerca de 20 integrantes — dentre alunos, servidores e pessoas da comunidade.

Calor das cidades pode ser amenizado, diz pesquisador

O professor Edson Fialho falou sobre o clima das cidades para pós-graduandos
Segundo o professor Edson Soares Fialho, que ministrou o minicurso “O clima das cidades”,  é possível interferir nas “ilhas de calor” — áreas urbanas onde a temperatura é mais alta que a verificada na zona rural, devido à ação humana — através do planejamento urbano adequado. No entanto, nem sempre isso é levado em conta, prevalecendo outros critérios, o que contribui para agravar o problema.
— Nas praças, por exemplo, prevalece o critério estético e de segurança. Ao invés de árvores com copas grandes, quase sempre a preferência é por palmeiras, pois estas não obstruem a luminosidade dos postes à noite. Só que durante o dia, ninguém fica ali, o que dificulta a socialização — disse.
Fialho afirmou que é possível “manejar a distribuição do calor dentro do espaço urbano”. O direcionamento das ruas e avenidas, por exemplo, deve obedecer ao fluxo dos ventos. Prédios mais baixos e avenidas mais largas favorecem a dissipação dos gases durante a noite. Já nas cidades muito verticalizadas a poluição fica mais tempo no espaço urbano, favorecendo o aumento da temperatura.
— Se o tráfego em uma rua flui contra o vento, isso pode causar redemoinhos que prejudicam a dissipação dos gases — disse o professor, que é chefe do Departamento de Geografia da UFV.
Um dos destaques da XI Mostra de Pós-Graduação da UENF, na quinta-feira, 20/10, é a Mesa Temática “Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil”, que será realizada às 15h, no Anfiteatro 4 do Centro de Convenções.  A Mesa contará com a participação do presidente da Comissão de Internacionalização da UENF, professor Edson Correa; da diretora do Departamento de Cooperação Internacional da Uerj, professora Cristina Russi Guimarães Furtado; de um representante da Faperj e um representante do Banco Santander, Luis Cláudio Fully

Jornalista Cilene Victor
Minicurso para jornalistas — E na sexta, 21/10, às 8h30, a professora e jornalista Cilene Victor ministra o minicurso “O papel do jornalista na cobertura de riscos e desastres”. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Saúde Pública  pela Universidade de São Paulo (USP), Cilene Victor é diretora de Redação da Revista Com Ciência Ambiental e professora do departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Nove de Julho (Uninove), de São Paulo, atuando nos cursos de Jornalismo e Publicidade. No biênio 2009-2011, Cilene foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). Havendo vagas, poderá ser feita inscrição antes do curso.
Veja a programação da Semana de C&T:

Nenhum comentário: