quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jovens com Síndrome de Down ensinam a dirigir em Macaé


Onze atores, portadores da Síndrome de Down, mostram como motoristas e pedestres podem se relacionar no trânsito para evitar acidente. Eles formam o Grupo Teatro Novo e até sábado estão envolvidos na Semana do Trânsito promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, chamando a atenção das pessoas para a vida quando estão atrás de um volante. A campanha acontece nos cruzamentos mais movimentados da cidade e nos horários de rush.

Com essa iniciativa a prefeitura pretende reduzir o número de vítimas no trânsito do município.

- A campanha é educativa e precisa ser feita porque a maioria das pessoas não costuma seguir as regras e não se importa com os riscos no trânsito quando os acidentes acontecem com os outros. Ao apresentarmos o trabalho dessa forma, com pessoas especiais, conseguimos mudar um pouco essa relação no trânsito porque as pessoas param para ver a atuação dos atores e acabam absorvendo o propósito da ação, observou o secretário de Mobilidade, Jorjão Tavares.

Usando uma linguagem simples de motivação e superação, os atores, com idades entre 28 e 42 anos, encenam os direitos e deveres dos motoristas e conseguem contagiar a todos com a alegria e a sensibilidade com que trabalham. Quando o semáforo fica vermelho, o grupo vai para o meio da rua e, em questão de segundos, ensina os motoristas a dirigir com respeito e segurança. Na peça relâmpago, os portadores de Síndrome de Down simulam acidentes de vários tipos como se estivessem em moto, carro ou a pé.

Por onde passa, o grupo também entrega folhetos da prefeitura aos motoristas com os seis hábitos saudáveis para um trânsito melhor, mais gentil e menos violento: se precisa falar no celular, é melhor estacionar; se você não tem pressa de morrer, vá devagar; todos somos pedestres. Respeite para ser respeitado. Pense assim: poderia ser a minha mãe; se beber, vá de táxi; cinto de segurança. Um hábito simples que pode salvar sua vida, da sua família, dos seus amigos; e quem tem cabeça, usa capacete.

Os folhetos foram elaborados pela Secretara de Mobilidade com base nas estatísticas do trânsito no município: 40% das mortes no trânsito acontecem com pedestres; 30% dos acidentes fatais em Macaé são causados por excesso de velocidade; 20% dos acidentes fatais envolvem motociclistas – na região serrana, esse percentual aumenta para 30%; e 70% dos acidentes fatais são causados por ingestão de bebidas alcoólicas.

Todas as ações no trânsito são acompanhadas de perto por guardas municipais da prefeitura que garantem a segurança do grupo, também de motoristas e pedestres que passam pelos locais onde o Teatro Novo está participando da campanha. Vestidos com o uniforme da Mobilidade, os atores mostram em cena o que acontece com os motoristas que desrespeitam a lei e as pessoas.

Em cada ato eles passam por diversas situações perigosas como um rapaz que dirige um carro enquanto bebe uma lata de cerveja. Dessa forma, os personagens chamam a atenção para os acidentes que acontecem por excesso de álcool e velocidade. Em questão de segundos o carro bate e o motorista é retirado da pista em uma cadeira de rodas. Em outro ato, um casal está em uma moto e a moça, para não desarrumar o cabelo, leva o capacete no braço. Só quando vê na estrada um acidente em que uma pessoa tem a cabeça completamente destruída, ela coloca o capacete.

O casal é representado na peça por Fernanda Honorato, 29 anos, e Leonardo Banc Mendes Costa, 36, noivos há cinco anos. Os dois moram no Rio de Janeiro e preparam o casamento para o ano de 2016.

- Temos muito o que trabalhar e namorar antes de casarmos, disse Fernanda com desenvoltura. Ela é a primeira repórter com Síndrome de Down do mundo e comanda o Programa Especial, na TV Brasil; já foi entrevistada por Jô Soares e está escrevendo um livro sobre a sua vida a convite de uma editora de Portugal. Na lista das personalidades entrevistadas por ela está a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Fernanda acredita que essa campanha da prefeitura serve para educar as pessoas que cometem infrações.

- Somos a favor da lei e todos os motoristas devem prestar atenção nos pedestres, na sinalização e se proteger com os equipamentos de segurança. É isso que mostramos na nossa peça, enfatizou.

No primeiro dia de trabalho em Macaé, nesta quarta-feira (21), o grupo flagrou vários motoristas sem cinto de segurança, outros pareciam que tinham ingerido bebida alcoólica e alguns levavam crianças no banco do carro sem cinto e sem a cadeira apropriada. A campanha visa educar os motoristas com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vida”.

O Teatro Novo é fruto do trabalho do psicólogo Ruben Emerick Gripp, que resolveu desbancar o preconceito contra os portadores de Síndrome de Down. Para ele, esse tipo de campanha no trânsito desenvolvido pela Prefeitura de Macaé leva os motoristas a pensarem sobre o que andam fazendo por aí.

- Com nosso trabalho levamos a mensagem contra a violência no trânsito de forma fácil para que todas as pessoas assimilem. Também é interessante o fato de que, enquanto atuam, os atores também interiorizam o que é certo e o que é errado no trânsito e acabam passando isso para as pessoas, mesmo quando não estão atuando, disse Gripp que trabalha com pessoas especiais há mais de 20 anos.

A motorista Sônia Maria da Cunha Oliveira, que se deparou com os atores na rua ao parar no semáforo da Rua Francisco Portela, no Centro da cidade, também defende a realização de campanhas como essa. Com ela concordou o motorista Vítor Gomide:

- A prefeitura nos presenteou com essa ação duplamente porque nós precisamos ser chamados à atenção para as relações no trânsito e com pessoas como esses atores que precisam ser inseridas na sociedade.

Cronograma de ações do Teatro Novo em Macaé:
Quinta-feira (22)
9h às 10h30 - Bairro da Glória, próximo à guarita da PM
11h às 12h30 - Praça Habibs
16h - Praça Veríssimo de Melo

Sexta-feira (23)
9h às 10h30 - Praça Verissimo de Melo
11h às 12h30 - Francisco Portela com Abreu Lima
16h - Bairro da Glória, próximo à guarita da PM

Sábado (24)
Ação no Calçadão - horário vai ser definido.

Nenhum comentário: