sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Assentamento terá Unidade Agroecológica da UENF


P1170277_NET.JPGA Unidade Demonstrativa de Sistemas Integrados de Produção Agroecológica (UDSIPA) da UENF será inaugurada nesta quinta-feira, 15/09, às 10h, no assentamento Josué de Castro, em Morro do Coco. Projeto de extensão da Universidade coordenado pelo professor Luis Humberto Castillo Estrada, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) da UENF, a UDSIPA tem por objetivo o fortalecimento da agricultura familiar, através de transferência tecnológica visando à produção de alimentos saudáveis, gerando emprego e renda. 
Através da UDSIPA, os assentados serão capacitados para o uso de tecnologias ambientalmente apropriadas e capazes de garantir a produção de alimentos sem contaminação por agrotóxicos e de melhor qualidade biológica. Além disso, poderão visualizar in loco a utilização de tecnologias inovadoras de caráter agroecológico. Agregadas às atividades de capacitação previstas, tais tecnologias poderão ser reproduzidas em suas propriedades.
- No início, faremos cursos de pequena duração. Vamos ainda implementar dois hectares de cultivos agroecológicos conjugados à piscicultura, ovinocultura, avicultura, caprinocultura, cunicultura e suinocultura, reunindo atividades de ensino, pesquisa e extensão - diz Castillo, lembrando que o projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores de diversas áreas.
P8110284_NET.JPGSegundo o professor, metade dos assentados já aderiu ao projeto, participando ativamente, todas as quintas-feiras, dos cursos ministrados na casa comunitária. A idéia é que, futuramente, eles também possam ministrar cursos para outros pequenos produtores. O assentamento é formado por 33 famílias, a maior parte oriunda das usinas de açúcar que foram fechadas nos últimos anos na região.
- A agricultura familiar é predominante na região, mas a rentabilidade é muito baixa e, consequentemente, existe uma grande pobreza rural. Isso se deve à inadequada (ou não) adoção de tecnologias de baixo custo, insuficiente diversificação produtiva, baixa qualidade dos bens produzidos, entre outros - diz. 

UENF/ASCOM

Nenhum comentário: