sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Independência para o pequeno produtor

UENF inaugura Unidade Agroecológica no Assentamento Josué de Castro

A proposta da unidade agroecológica em Morro do Coco é capacitar os assentados com vistas a fortalecer sua autonomia. (Foto: Fúlvia D'Alessandri - ASCOM UENF)Capacitar o pequeno produtor rural para que ele seja capaz de tirar da própria terra tudo que precisa para tocar a produção, tornando-o independente em relação à necessidade de insumos externos. Este é um dos objetivos da Unidade Demonstrativa de Sistemas Integrados de Produção Agroecológica (UDSIPA) da UENF, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 15/09, no Assentamento Josué de Castro, em Morro do Coco, distrido de Campos (RJ).
- Até hoje ensinamos o produtor a comprar insumos, ajudando a enriquecer a indústria. É hora de ensiná-lo a usar o adubo verde, produzir energia limpa, utilizar raças nativas da região para produzir carne e leite. Se o esvaziamento do campo continuar, quem vai produzir nossos alimentos? Temos que capacitar o produtor para que conquiste um futuro melhor através do conhecimento - disse o coordenador do projeto, professor Luís Humberto Castillo Estrada.
A solenidade de inauguração começou com uma prece feita pela secretária da Associação dos Produtores e Agricultores Familiares do Assentamento Josué de Castro, Sandra Regina Miranda da Silva Faria. Em seguida, o vice-presidente da Câmara, Rogério Matoso (PPS) (representando o presidente do Legislativo, Nelson Nahim), lembrou que o município tem um perfil agrícola.
- O município tem que incentivar o agricultor a produzir melhor. Fico muito feliz em ver o sucesso deste projeto - disse.
Representando a entidade 'Amigos do Campo', o produtor rural Edinho Faes observou que, embora disponha de uma área agrícola muito grande e de muitos mananciais de água, o município ainda importa muitos alimentos. Ele defendeu a união do Executivo e do Legislativo Municipais na tarefa de fortalecer a agricultura familiar.
O presidente da Associação dos Produtores e Agricultores Familiares do Assentamento, Carlos Santos da Silva, lembrou as dificuldades iniciais das famílias assentadas.
- Sabíamos desde o início que, sozinhos, não iríamos a lugar nenhum. Precisávamos buscar meios de sustentação, o que felizmente agora estamos conseguindo - disse.
Pela UENF, estiveram presentes, ainda, o assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), Alcimar das Chagas Ribeiro; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Henrique Duarte Vieira; a professora Janie Jasmim, do Laboratório de Fitotecnia (LFIT); e o chefe do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA), Manuel Vazquez Vidal Junior, além da coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep), Nilza Franco Portela.
Uma das atividades que a UDSIPA já vem desenvolvendo é a realização de cursos, todas as quintas-feiras, nas áreas de caprinocultura, ovinocultura, avicultura, piscicultura, plantas medicinais e aromáticas. Futuramente, os produtores que estão participando do curso estarão aptos a disseminarem os conhecimentos entre outros produtores.
-  Isto é um modelo que estamos implantando, que futuramente se transformará em uma escola de extensão e, posteriormente, na 'Universidade do Campo'. A ideia é expandir este modelo para outros municípios e para o mundo - afirmou Castillo.
(ascom/uenf)

Nenhum comentário: