segunda-feira, 27 de junho de 2011

UENF informa: Antecipação da posse do reitor com presença de D. Cabral.

Corpo da mensagem

Informamos que a cerimônia de posse do novo reitor da UENF, professor Silvério de Paiva Freitas, e de seu vice, professor Edson Correa da Silva, foi antecipada para quarta-feira, 29/06, às 14h, no Anfiteatro do Centro de Convenções.

A antecipação se deve a uma alteração de urgência na agenda do governador Sérgio Cabral, que participará da solenidade.
*Nota do blog: Ótimo momento para alunos,   professores, funcionários e comunidade em geral prepararem uma "grande recepção" para este senhor dos mares.


E mais:



Silvério anuncia nomes da administração 





Reitor e vice-reitor eleitos tomam posse nesta quarta, 29/06 
reitor_e_vice.jpgO reitor e o vice-reitor eleitos da UENF, Silvério de Paiva Freitas e Edson Corrêa da Silva, tomam posse nesta quarta, 29/06, às 14h, no Anfiteatro do Centro de Convenções da UENF. A solenidade já conta com a presença confirmada do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral.
Silvério já definiu os principais nomes de sua administração: Ana Beatriz Garcia (pró-reitora de Graduação), Antônio Teixeira do Amaral Júnior (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Paulo Roberto Nagipe da Silva (pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários), Vanildo Silveira (secretário-Geral), Gustavo de Castro Xavier (prefeito da UENF), Marco Antônio Martins (diretor Geral de Administração), Ronaldo Pinheiro da Rocha Paranhos (diretor de Projetos) e Antônio Constantino de Campos (chefe de Gabinete).
Na UENF desde 1994 - onde iniciou suas atividades profissionais - a professora Ana Beatriz Garcia é bióloga formada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutora em Biologia Molecular de Plantas pela Rijksuniversiteit Gent, Bélgica. Possui ainda pós-doutorado pelo Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp. Está vinculada ao Laboratório de Biotecnologia (LBT) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e assumiu a PROGRAD em 2010.
- Vamos trabalhar firmemente para que a UENF continue figurando entre as melhores instituições de ensino do país, valorizando internamente a Graduação. Também pretendemos trabalhar internamente questões relativas à evasão e políticas de permanência dos estudantes - afirma a professora.
O professor Antônio Teixeira do Amaral Júnior está na UENF desde 1997, como professor do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre e doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo atuado como bolsista recém-doutor na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde o início deste ano, assumiu a PROPPG.
- Temos como meta principal a ampliação do índice de produtividade dos Programas de Pós-Graduação, bem como aumentar a captação de financiamentos para a pesquisa, envolvendo ações regionais, nacionais e internacionais - diz o professor Amaral.
Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Paulo Roberto Nagipe da Silvaestá na UENF desde 1995. Ele é mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (Imerj) e possui diploma de Estudos Aprofundados em Fisicoquímica (DEA, França), além de doutorado em Química pela Universidade Claude Bernard, de Lyon, França. Dentre suas metas à frente da PROEX, está a implantação de cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional, captação de recursos junto a empresas e a otimização das relações de intercâmbio entre a UENF e a sociedade.
O engenheiro agrônomo Marco Antônio Martins, à frente da DGA desde 2007, considera a falta de autonomia de gestão financeira o principal desafio a ser superado na futura gestão, uma vez que ela restringe o planejamento e execução de ações que envolvem gastos com recursos humanos e inviabiliza o atendimento de demandas aprovadas pelos colegiados da Universidade, como por exemplo a expansão da UENF para o Noroeste e a ampliação do campus de Macaé.
- Para equalizar definitivamente esses problemas devemos nos engajar fortemente na luta pela conquista de nossa autonomia financeira, pois com orçamento próprio poderemos planejar todas nossas ações de pessoal, custeio e investimento - afirma.
Veja abaixo mais informações sobre os membros da administração superior que atuarão na gestão do professor Silvério:

Ana_Beatriz_Garcia_2.jpgAna Beatriz Garcia (pró-reitora de Graduação) 
Formação: bióloga (Unicamp), doutora em Biologia Molecular de Plantas (Rijksuniversiteit Gent, Bélgica), e pós-doutora pelo Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp.
Experiência anterior: iniciou as atividades profissionais na UENF.
Ano de contratação: 1994.
Atuação na UENF: Laboratório de Biotecnologia (LBT) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).
Cargos na UENF: coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia presencial (1999-2003), coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas semi-presencial, pelo Consórcio Cederj (2004-2007), diretora acadêmica da Fundação Cecierj (2007-2010), pró-reitora de Graduação (2010-até hoje).
Metas: consolidar ainda mais os cursos de Graduação através da parceria ativa com a PROEX e a PROPPG. Apoiar a criação e consolidação de novos cursos de Graduação (como Filosofia, Administração, Engenharia de Alimentos, Farmácia, entre outros). Trabalhar na expansão da UENF através de novos cursos de Graduação nos municípios do Norte/Noroeste Fluminense. Fortalecimento da modalidade de ensino semipresencial, integrando-a aos cursos presenciais. Atuar na implantação e utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de Graduação. Trabalhar para o fortalecimento interno e externo de projetos institucionais voltados à formação de professores (PBIB, Parfor, UAB).


Professor Amaral_1.jpgAntônio Teixeira do Amaral Júnior (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação) 
Formação: engenheiro agrônomo (Ufes), mestre e doutor em Genética e Melhoramento (UFV).
Experiência anterior: bolsista recém-doutor na UEM, avaliador de programas de pós-graduação da Capes; consultor em projetos de agências nacionais e internacionais; Cientista Nosso Estado pela Faperj desde 2003; bolsista de produtividade científica do CNPq desde 2000, atualmente pesquisador nível 1 do CNPq; revisor de periódicos nacionais e internacionais; participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF; membro da Diretoria da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas na gestão 2009-2011.
Ano de contratação: 1997.
Atuação na UENF: Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias  (CCTA)
Cargos ocupados na UENF: coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UENF (2000-2007), secretário-geral da UENF (2007-2011) e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2011 até hoje).
Metas: atuar para a evolução dos conceitos dos Programas de Pós-Graduação; incentivar, quando conveniente, a criação de novos Programas de Pós-Graduação (no âmbito acadêmico e profissionalizante); consolidar e ampliar ações em grandes redes temáticas da pesquisa, visando a atender às novas demandas de crescimento socioeconômico; consolidar e ampliar o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UENF; estimular os pós-graduandos a realizar estágio sanduíche no exterior; ampliar o número de pós-doutorandos na UENF, favorecendo a dinamização dos grupos de pesquisa; interagir com as ações da PROGRAD e da PROEX; atuar no lançamento de edital (is) que capacite (m) profissionais de nível médio, superior e com mestrado para atuação nos laboratórios da UENF; adotar políticas que favoreçam o aumento de bolsistas de produtividade em pesquisas do CNPq; fomentar ações que favoreçam o incremento da pesquisa multidisciplinar em rede nacional e internacional; e atuar, em equipe, na consolidação da UENF como centro de convergência em pesquisa e pós-graduação em nível nacional e internacional.


Paulo_Nagipe.jpgPaulo Roberto Nagipe da Silva (pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários)
Formação: químico (UFRJ), mestre em Química (Instituto Militar de Engenharia), diploma de Estudos Aprofundados em Fisicoquímica (DEA, França) e doutorado em Química (Universidade Claude Bernard, Lyon, França).
Experiência anterior: atuou na Bahia por oito anos no Ceped e na UFBA. Consultor de empresas no Polo Petroquímico de Camaçari (como a Nitrofértil, Deten Química S.A. e Nitrocarbono). Desde 2002, atua como avaliador institucional do MEC/Inep.
Ano de contratação: 1995
Atuação na UENF: Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT).
Cargos ocupados na UENF: coordenador de Graduação do CCT, diretor do CCT e chefe do Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI).
Metas: implantar cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional em áreas pré-estabelecidas; captar recursos junto a empresas e órgãos de fomento interessados em desenvolver projetos na área de preservação ambiental e bem-estar social; otimizar as relações de intercâmbio entre a UENF e a sociedade quanto aos objetivos institucionais; implantar o Programa UENF Extensão de Nossos Lares; fortalecer a UENF com políticas de extensão vinculadas ao ensino e pesquisa; divulgar ações para reforçar e ampliar parcerias com a comunidade acadêmica, setores governamentais e não governamentais, no âmbito da União, Estado e municípios, visando a contribuir para a definição de políticas públicas de extensão em ações efetivas de combate à exclusão em todos os setores da sociedade; melhorar a articulação entre ensino e pesquisa com as necessidades da comunidade social que se pretende alcançar; consolidar a implantação do restaurante universitário; incentivar a incubação de novas empresas; e consolidar a formação do Núcleo de Energias Alternativas.

Vanildo_Silveira.jpgVanildo Silveira (Secretário-Geral)
Formação: engenheiro agrônomo (UFSC), mestre em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC) e doutor em Biotecnologia (USP), com pós-doutorado em Fisiologia Vegetal  pela USP.
Experiência anterior: professor adjunto da UFG (Campus Jataí) entre 2004 e 2005; Avaliador do INEP desde 2007; consultor em projetos de agências nacionais e internacionais; Jovem Cientista Nosso Estado pela Faperj desde 2010; bolsista de produtividade científica do CNPq (início em 2011); revisor de periódicos nacionais e internacionais.
Ano de contratação: 2007
Atuação na UENF: Laboratório de Biotecnologia (LBT) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).
Cargos ocupados na UENF: coordenador do curso de bacharelado em Ciências Biológicas (2009-2011) e secretário-geral da UENF (2011).
Metas: auxiliar os professores Silvério e Édson (reitor e vice) na promoção da articulação do relacionamento institucional junto às unidades acadêmicas e administrativas internas e externas à Universidade, visando ao desenvolvimento do Plano de Gestão Universitária proposto.

Gustavo_Xavier.jpgGustavo de Castro Xavier (prefeito da UENF)
Formação: engenheiro civil, com mestrado e doutorado na área (UENF).
Experiência anterior: engenheiro civil e diretor de divisão da Prefeitura Municipal de Italva; professor do curso de Engenharia Civil da Faculdade Redentor, em Itaperuna-RJ; professor do Laboratório de Engenharia Civil desde 2007; e revisor de periódicos nacionais e internacionais.
Ano de contratação: 2007
Atuação na UENF: Laboratório de Engenharia Civil (LECIV) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT).
Cargos ocupados na UENF: assessor da PROEX (2008-2011), pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (2011).
Metas: cumprimento da proposta do Plano de Gestão da Administração do professor Silvério quanto à gestão de pessoas, infraestrutura financeira e administrativa, são áreas em que a Prefeitura da UENF atua na logística de planejamento de obras, manutenção dos prédios e veículos, segurança, limpeza etc - ações que pretendem garantir a urbanidade da comunidade universitária.


Marco Antonio 1_1.jpgMarco Antônio Martins (diretor administrativo)
Formação: engenheiro agrônomo (Unipinhal-SP), mestre em Solos e Nutrição de Plantas (UFV), doutor em Microbiologia do Solo (Universidade de Sheffield).
Experiência anterior: bolsista recém-doutor na UFV e na Unesp/Campus de Jaboticabal.
Ano de contratação: 1994
Atuação na UENF: Laboratório de Solos (LSOL) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias  (CCTA)
Cargos ocupados na UENF: coordenador do curso de Agronomia (1997-2000); chefe do Laboratório de Solos (2000-2004); secretário-geral da UENF (2004-2007); e diretor geral de Administração (2007 até hoje)
Metas: Trabalhar para que o Plano de Gestão Universitária proposto pelos professores Silvério e Édson (reitor e vice), referendado por todos os segmentos da comunidade, seja executado com sucesso, pois nele encontram-se todas as ações que irão permitir à UENF avançar ainda mais com inovação e autonomia financeira.


Ronaldo_Paranhos.jpgRonaldo Pinheiro da Rocha Paranhos (diretor de Projetos)
Formação: engenheiro metalúrgico (UFF), mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRJ) e doutor em Tecnologia da Soldagem (University of Cranfield, Inglaterra).
Experiência anterior: trabalhou por 20 anos na iniciativa privada, cuidando da qualidade e do desenvolvimento de produtos e da assistência técnica em empresas nacionais e multinacionais fabricantes de consumíveis de soldagem.
Ano de contratação: 2002
Atuação na UENF: Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT).
Cargos ocupados na UENF: Diretor de Projetos (2004 até hoje).
Metas: implementar e fazer funcionar a Agência de Inovação da UENF, que tem por objetivo mestre cuidar da política de inovação da instituição e já tem alguns de seus pilares relativamente consolidados, como a Assessoria de Patentes e a Incubadora de Empresas. Cuidar e registrar a propriedade intelectual gerida na UENF e aprimorar o processo de transferência das tecnologias patenteadas. Graduar empresas incubadas para que possam iniciar a geração de renda e empregos na região. Difundir a cultura de empreendedorismo e de inovação dentro da UENF e nas demais instituições da região. Incrementar a relação universidade-empresa, aproximando o setor produtivo e os pesquisadores da Universidade. 

2 comentários:

Anônimo disse...

CONVOCAMOS OS BOMBEIROS, PROFESSORES ESTADUAIS E SIMPATIZANTES DESTA ADMINISTRAÇÃO D CABRAL PARA "RECEPCIONÁ-LO NA CERIMÔNIA"

Chega de embromação, o povo do Norte Fluminense quer respeito!!!!

Joca Muylaert disse...

Tudo bem, a gente até publicou...
Mas anônimo convocar é dose!!!!