quarta-feira, 15 de junho de 2011

Assim resolvem-se a educação do RJ?: "Diretor da Regional Norte Fluminense apresenta mudanças na área de Educação, que têm por objetivo aumentar o Ideb do Estado "


Uma série de mudanças começaram a ser implementadas pelo Governo do Estado na área de Educação, com o objetivo de melhorar a posição do Estado do Rio de Janeiro no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em palestra realizada na abertura do II Fórum do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no Centro de Convenções, o diretor administrativo da Regional Norte Fluminense, José Alexandre M. Pettersen, abordou algumas dessas mudanças, que têm por objetivo colocar o Ideb do Estado do Rio, em quatro anos, entre os cinco melhores do país.  
Aluno de Licenciatura da UENF - onde entrou através do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) -, José Alexandre é o primeiro diretor administrativo a ser escolhido através de concurso público. O fim da indicação política em funções consideradas estratégicas na área de Educação - como diretores regionais e diretores de escola - é uma das medidas tomadas este ano pelo Governo, que também criou o cargo de "gestor" - profissional também concursado que deve acompanhar a escola e orientá-la quanto às metas a ser atingidas.  
Outra mudança foi a substituição das antigas Coordenadorias por Regionais, com diretores administrativos e também pedagógicos. Segundo José Alexandre, a Regional Norte Fluminense é a maior do Estado, abrangendo as antigas coordenadorias de Campos, São Fidélis e Macaé, num total de 11 municípios. Do total de 1,18 milhão de alunos em todo o Estado, 83 mil estão na Regional Norte Fluminense.  
- Hoje trabalhamos com três pilares: a melhoria das condições dos docentes, a estruturação da área pedagógica e a meritocracia - disse José Alexandre, que também é formado em Matemática.  
Participaram da mesa de abertura, além de José Alexandre, a pró-reitora de Graduação da UENF, professora Ana Beatriz Garcia; e a coordenadora do Pibid/UENF, professora Marília Paixão Linhares. O II Fórum do Pibid continua nesta quinta, 16/06, a partir das 9h, com palestra da diretora pedagógica da Regional Norte Fluminense, Maria Lídia Santana de Souza.
  
Projeto busca renovação das práticas escolares 

A UENF participa do Pibid desde 2009, quando teve aprovado pela Capes o projeto "Ações investigativas na formação do professor da educação básica". Dividido em cinco subprojetos, o projeto tem dois eixos principais: 1) a reflexão sobre a realidade escolar e 2) ações de intervenção no contexto escolar, com a finalidade de renovar as práticas escolares. Participam do projeto 104 alunos (bolsistas de Iniciação à Docência) e 14 professores das escolas parceiras (bolsistas supervisores).  
Dez escolas de Campos participam do Pibid: Colégio Estadual João Pessoa, Liceu de Humanidades de Campos, Colégio Estadual 15 de Novembro, Colégio Estadual Nilo Peçanha, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), Ciep Nilo Peçanha, Colégio Estadual Benta Pereira, Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, Escola Municipal Maria Lúcia e Escola Municipal Francisco de Assis.    
Cada subprojeto está ligado a uma das áreas dos cursos de licenciatura da UENF: Química, Matemática, Pedagogia, Física e Biologia.  
Seminários do Laboratório d

Nenhum comentário: