domingo, 12 de junho de 2011

Cientistas identificam receptores de nicotina responsáveis pela perda de apetite


Todo mundo sabe que o cigarro inibe o apetite, mas até agora não se sabia ao certo como nem por quê. Mas cientistas da Faculdade de Medicina Baylor, em um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, identificaram os receptores de nicotina que influenciam a via de supressão do apetite. A descoberta foi publicada na edição desta semana da revista "Science".

- O hipotálamo é uma área do cérebro que integra os sinais que chegam do intestino e diz ao cérebro se precisamos de mais comida ou se já temos o suficiente de calorias - disse Mariella De Biasi, professora de neurociência e diretora assistente do Centro de Dependência, Aprendizagem e Memória da Faculdade de Medicina Baylor.

No estudo, a equipe da pesquisadora Marian Picciotto, da Yale, observou os receptores de nicotina expressos nos neurônios do hipotálamo que controlam a motivação para comer. Em ratos, eles foram capazes de determinar que um subtipo do receptor, o α3β4, pode influenciar o quanto se come. Eles descobriram que quando a nicotina se liga a esse receptor, neurônios pró-ópio-mela-nocortina (POMC) são ativados , iniciando o processo de supressão de apetite.

- Identificar este receptor é importante para o entendimento dos mecanismos relacionados ao vício, peso e fumo. Por enquanto os resultados são em ratos, mas podem abrir as portas para terapias que ajudem as pessoas a parar de fumar sem ganhar peso - disse De Biasi, que acrescenta que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de drogas que ajudem no controle da obesidade e distúrbios metabólicos relacionados.

.o globo.

Nenhum comentário: