quarta-feira, 1 de junho de 2011

Senadores contrários ao texto do Código Florestal aprovado pela Câmara se reúnem para traçar estratégia no Senado

Marina articula no Senado as alterações no Código Florestal


Preocupados com o texto da reforma do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados, senadores empenhados em modificá-lo no Senado se reuniram, na manhã desta terça-feira, com a ex-senadora Marina Silva para traçar uma estratégia.

- O que buscamos é oferecer ao Brasil um Código Florestalmoderno, que não tenha olhos apenas para o passado e o presente, mas também para o futuro – afirmou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), ao resumir a reunião.

Questionado pelos jornalistas sobre a urgência para a votação da reforma do Código Florestal, visto que o decreto que anistia quem desmatou até 2008 expira no próximo dia 11 de junho, Rollemberg afirmou que esse prazo não existe para os que lutam agora por modificações no texto.

- Vamos decidir este projeto no tempo que for necessário para construir uma proposta boa para o Brasil. A prorrogação desse decreto não é assunto nosso, mas do Executivo.

Rollemberg informou que a reunião serviu para situar os participantes a respeito da forma como a matéria tramitou na Câmara. Disse que o compromisso desse grupo, definido por Marinor Brito (PSOL-PA) como uma “frente ambientalista”, é o de criar uma articulação política que defina ações capazes de aprovar um código mais preocupado com o meio ambiente..

- Um tema complexo como esse, que levou mais de dois anos na Câmara, tem muitas correções a serem feitas. Não podemos ter pressa. Vamos chamar a sociedade civil e sobretudo a sociedade científica para discutir esse código.

Além de Marina Silva, Rollemberg e Marinor Brito, participaram da reunião, realizada no gabinete de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Lindbergh Farias (PT-RJ), Pedro Taques (PDT-MT), Jorge Viana (PT-AC) e o deputado Sarney Filho (PV-MA).

ag. senado

Nenhum comentário: