quarta-feira, 26 de junho de 2013

O mundo ficará mais triste:

Quarta-feira, 26 de Junho de 2013 | info@opais.net
Nelson Mandela, de 94 anos, já quase não fala, disse a sua filha Makaziwe Mandela, numa entrevista que concedeu à agência noticiosa AP. Makaziwe é filha de Mandela e da primeira mulher deste, Evelyn Mase, já falecida.
“Estende-nos as mãos. São as suas mãos que falam comigo. Esse é, se me perguntarem, o momento que mais aprecio com o meu pai. Para mim ele quer dizer: ‘Estou aqui, gosto de ti, preocupo-me contigo”, disse Maki, como é conhecida a filha de Mandela, que foi batizada com o nome de uma irmã que morreu aos nove meses.
“O meu pai não tem estado muito bem de saúde no último mês. Tem dias bons e dias maus”, declarou na entrevista exclusiva que concedeu na sexta-feira à AP, na sua casa.
Líder histórico do ANC, Prémio Nobel da Paz e primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela tem sido hospitalizado várias vezes nos últimos anos.
Os 27 anos que passou na cadeia em muito contribuíram para fragilizar a sua saúde.
Na entrevista, Maki, uma das três filhas de Mandela ainda vivas, lamenta o facto de, a 29 de abril, terem sido difundidas imagens do Presidente sul-africano Jacob Zuma e outros dirigentes do ANC a visitar Mandela na sua casa. Este aparecia com ar frágil e distante.
“Desta forma, confirma-se que a vida de ‘Madiba’ está-se a apagar lentamente, tal e qual como disse há dois meses um seu amigo, o advogado George Bizos, que falou abertamente na sua falta de memória”, afirma a edição de hoje do jornal “El Mundo”. Uma pessoa próxima de Graça Machel afirmou ao diário espanhol que a mulher de Nelson Mandela admite, em conversa com os amigos, “que qualquer outra pessoa (na situação do seu marido) já estaria morta. E isto ainda não aconteceu porque na África do Sul estão a lutar pela sua vida com todos os recursos médicos possíveis, e é isso que o mantém vivo”.
Makazine, que está envolvida numa grande polémica por causa da herança de Mandela - terá dito ainda que “’Madiba’ nunca teve tempo para ser um autêntico pai. Acredito que, hoje, ele pensa que podia ter exercido a paternidade de forma diferente”. Nos últimos cinco meses, Nelson Mandela foi hospitalizado de urgência por três vezes.

Nenhum comentário: