sexta-feira, 28 de junho de 2013

NEABI aborda questão indígena nesta terça

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) realiza nesta terça-feira, 02/07, encontro sobre o tema “Análise da conjuntura atual sobre a questão indígena no Brasil”. O palestrante será o professor Domingos Barros, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento será realizado das 14 às 17h na Sala Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.

Segundo a coordenadora do NEABI, professora Maria Clareth Gonçalves Reis, algumas questões serão prioritárias no debate, dentre elas, tais como: quem são os povos indígenas no Brasil?  Quantos são e onde estão? Que línguas falam? A situação fundiária das terras indígenas no Brasil. A legislação atual: os direitos indígenas. Terra, Saúde e Educação. Projetos de auto-sustentação com os povos indígenas. Por fim, será feito um balanço do quadro educacional nacional; marco legal da educação escolar indígena no Brasil e os Guarani do Rio de Janeiro.
Neabi - domingos nobre
Domingos Nobre
Domingos Nobre é pedagogo pela UEMG; pós-graduado com especialização em Alfabetização pela PUC/MG; mestre em Educação pela UFF/RJ; doutor em Educação pela UFF/RJ, com pesquisa na área de Políticas Públicas em Educação Indígena. Possui pós doutorado em Educação Indígena pelo IEL-Unicamp, com pesquisa em Infância e Currículo na Formação de Professores Indígenas Guarani Mbya. Foi professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores FFP – Uerj. É professor adjunto e vice-diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF (IEAR); assessor pedagógico de projetos de Educação Popular acompanhando a Escola Guarani desde 1994.
Tem ainda experiência em formação de magistério indígena tendo atuado além dos Guarani do Rio com professores indígenas Kaingang do Rio Grande do Sul; com os povos Suruí, Cinta Larga, Gavião e Arara em Rondônia e com o povo Sateré Mawê, do Amazonas. Dirigiu quatro documentários sobre os Guarani e é ainda autor do livro: “Uma Pedagogia Indígena Guarani na Escola, Pra Quê?”, pela Editora Curt Nimuendaju.

Nenhum comentário: