sexta-feira, 20 de julho de 2012

Nova coluna no Blog Ciência UENF



Pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) assinam coluna ‘Nutrição‘, que começa nesta quarta, 25/07








O que são alimentos funcionais e bioativos? Há diferenças entre a necessidade nutricional de sedentários e pessoas que praticam atividade física? Qual a melhor forma de manipular cada alimento? Estas e outras perguntas serão respondidas na coluna ‘Nutrição’, que o Blog Ciência UENF inaugura nesta quarta-feira, 25/07. Com periodicidade quinzenal, a coluna estará a cargo da professora Karla Silva Ferreira e do mestre em Produção Vegetal Luiz Fernando Miranda da Silva, ambos do Setor de Nutrição e Análise de Alimentos do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF.
— O objetivo da coluna é levar à comunidade informações sobre os alimentos, nutrição humana e saúde, com uma linguagem objetiva, coloquial e sempre com respaldo científico — diz Luiz Fernando, que é mestre, doutorando em Produção Vegetal pela Universidade, além de técnico em Análises Químicas, bacharel em Ciências Biológicas e graduando em Nutrição.
Dentre os temas que deverão ser abordados estão: composição química de alimentos, rotulagem nutricional, aditivos alimentares, boas práticas na manipulação de alimentos, contaminantes, nutrição clínica, nutrição para grupos populacionais específicos (lactente, infantil, adolescente, adulto, gestante, nutriz, idoso e atleta), hábitos culturais alimentares, transtornos alimentares, entre outros.
— A primeira matéria será sobre o tema ‘Nutrição e câncer’. Vamos mostrar que diversos estudos apontam para uma relação concreta entre uma alimentação inadequada e o desenvolvimento desta doença — diz a professora Karla, que é nutricionista, economista doméstica, mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, além de pós-doutora em Química Analítica.
A coluna contará com uma equipe de colaboradores do LTA, formada pela professora Selma Bergara Almeida (engenheira de Alimentos, mestre em Alimentos e doutora em Tecnologia de Alimentos); a nutricionista Juliana Barreto Nunes (mestre em Ciência Animal e doutoranda em Produção Vegetal); o tecnólogo em Laticínios Lázaro Oliveira Prates (mestrando em Produção Vegetal); o também tecnólogo em Laticínios Jefferson dos Santos Silva (mestrando em Produção Vegetal); e a nutricionista Patrícia Rodrigues Ferreira (especialista em nutrição e saúde, bolsista técnica de nível superior do LTA).

Nenhum comentário: