sexta-feira, 27 de julho de 2012

Encontro de Incubadoras Populares de 02 a 04/08 na UENF


A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Pró-Reitoria de Extensão da UENF, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), realiza de 02 a 04/08, no Centro de Convenções da UENF, o VIII Encontro da  Região Sudeste da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e  VIII Formação de Formadores da Região Sudeste. O evento terá como tema  “Relação entre os Movimentos Sociais e as ITCPs como forma de luta e transformação social” e terá a  participação de 19 incubadoras de universidades da Região Sudeste, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade  de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Estadual  Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.

A programação inclui atividades culturais, como sarau, apresentação de  música e mostra de cinema, oficinas diversas, desconferências e grupos de trabalho. Também serão feitas visitas a locais de movimentos sociais e empreendimentos de economia solidária, como a Fábrica de  Doces de Ururaí, financiada pelo Projeto Rio Rural, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater), e a Cooperativa de Costureiras de Rio Preto. A coordenadora da ITEP e organizadora do evento, Nilza Franco Portela, explica que o Encontro  de ITCPs ocorre anualmente e essa será a primeira vez que o  evento será realizado em Campos — no ano passado foi realizado em Bauru-SP.
— Todo ano 19  incubadoras se encontram para discutir temas ligados às  suas atividades de extensão e de interesse dos empreendimentos incubados, com o objetivo de ampliar os conhecimentos das equipes (formadores) e melhorar o atendimento. A realização desse evento só foi possível graças ao apoio do atual reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, que, quando era pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários,  acolheu o Encontro na UENF. O VIII Encontro de ITCPs sendo realizado em Campos vai fortalecer as atividades da Incubadora (ITEP/PROEX) e estabelecer novas parcerias de trabalho  com outras incubadoras que virão para esse evento — diz Nilza. (Colaboração: Wesley Machado, da ITEP/UENF)

Nenhum comentário: