sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Políticas públicas em debate

O Núcleo de Estudos da Exclusão e Violência (NEEV) da  UENF realizou na última quinta, 02/08, a mesa-redonda ‘Antropologia e análise de políticas públicas‘, com a presença de Ana Paula Mendes de Miranda, doutora em Antropologia Social e professora adjunta da UFF, e Kátia Sento Sé Mello, doutora em Antropologia e professora da UFRJ.
A intenção do encontro foi esclarecer e clarear as ideias dos professores da UENF quanto às políticas públicas. Segundo Kátia, não existe uma definição concreta para elas. Uma das características apontadas pela professora é que as Políticas Públicas devem disponibilizar serviços e direitos universalmente, sem classificar grupos sociais. Ela frisou também a diferença entre o olhar americano e o europeu sobre o mesmo assunto. Quanto à antropologia, foi dito que esta ciência pode auxiliar na criação de tais políticas.
– Um olhar antropológico sobre o lugar em que a política vai ser implantada é essencial – afirmou. A coordenação do evento coube à professora Lana Lage, do Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.

Nenhum comentário: