sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Homoparentalidade: tese da UENF vira livro

Tese de doutorado de Daniela Bogado Bastos de Oliveira, a segunda concluída no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, em 28/04/11, acaba de ser publicada como livro. A obra, ‘Famílias contemporâneas: as voltas que o mundo dá e o reconhecimento jurídico da homoparentalidade’, sai pela editora Juruá.

O lançamento nacional ocorreu na última segunda, 14/11, em Belo Horizonte (MG), durante o VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família, realizado pelo IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).  Em Campos (RJ), o livro será lançado na próxima segunda, 21/11, às 17h30, no salão do júri do Fórum Teresa Gusmão de Andrade (Av. 15 de Novembro, 289 – quarto andar).
À luz da teoria de gênero, o livro aborda a questão das famílias homoparentais, formadas por homossexuais com filhos e apontadas como novo paradigma de família pós-convencional. Aborda ainda as sentenças e acórdãos relativos à adoção de filhos por casais homoafetivos.
 
O lançamento será o último ato do seminário ‘Cenário 2011: Direito, Cidadania e Diversidade’, que ocorre das 13h às 17h30, no Fórum de Campos. O seminário terá abordagens sobre ‘Cidadania e direitos humanos’, ‘Direito, etnia, cultura e religião’,  ‘Diversidade e gênero’ e ‘Direito, cidadania e minorias’. Entre os expositores estão as professoras Bianka Pires André e Rosalee S. C. Istoe, da UENF; o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz; e o juiz da 4ª Vara Cível de Campos, Wladimir Hungria, entre outros.
(ascom.uenf)

Nenhum comentário: