terça-feira, 8 de novembro de 2011

Águas subterrâneas em discussão na UENF


O potencial hídrico subterrâneo da Bacia de Campos será discutido na UENF nos dias 17 e 18/11, em dois eventos: o seminário “Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro” e o II Workshop do Projeto Emborê. É a primeira vez que se consegue reunir em Campos, em um mesmo momento, os mais expoentes pesquisadores da área de recursos hídricos subterrâneos.

— Vamos discutir temas de alta relevância para o desenvolvimento da região, que vem crescendo de forma desordenada. Será abordado ainda o abastecimento das indústrias, da agricultura e da própria população, que precisa ser feito de forma sustentável — diz Maria da Glória, que atua no Laboratório de Engenharia Civil (LECIV) da UENF.
Promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas-RJ), com o apoio da UENF, o Seminário “Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro” será realizado no dia 17/11, das 13h30 às 17h30 no Anfiteatro I do Centro de Convenções da UENF.
Já o II Workshop do Projeto Emborê será realizado no dia 18/11, a partir das 8h, no mesmo local, envolvendo a UENF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O Projeto Emborê (“Avaliação Hidrogeológica da Formação Emborê na Porção Emersa da Bacia Sedimentar de Campos”) tem por objetivo estudar o aquífero localizado na região de Campos e municípios vizinhos, que segundo os pesquisadores constitui o maior potencial hídrico de todo o Estado. O primeiro Workshop foi realizado em outubro de 2010.
— Desde que cheguei à UENF, em 2000, venho trabalhando com recursos hídricos subterrâneos, mas nunca tinha conseguido reunir em um mesmo evento um grupo com tanto conhecimento sobre esse tema. Será muito gratificante realizar este evento dentro da UENF — afirma Maria da Glória.
Veja o convitee a programação do II Workshop do Projeto Emborê.

Nenhum comentário: