segunda-feira, 11 de junho de 2012

Rio+20: Participantes poderão conhecer sistema integrado de produção orgânica



Fazendinha Agroecológica
Fazendinha Agroecológica abre as portas ao público da Rio + 20










O público que estiver no Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) poderá conhecer um sistema integrado de produção orgânica. AFazendinha Agroecológica Km 47, onde são realizadas pesquisas em ciências agrárias, vai abrir as portas aos participantes do evento da ONU entre os dias 18 e 22 deste mês.
Localizado no município de Seropédica, a cerca de 60 quilômetros do centro do Rio, o projeto é uma pareceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro-Rio).
De acordo com Ednaldo Araújo, pesquisador da Embrapa e membro do Comitê Gestor da Fazendinha, a iniciativa é inovadora porque além de viabilizar o desenvolvimento científico de práticas orgânicas na lavoura e na pecuária de forma integrada, também proporciona a transferência de tecnologia.
- Não se trata de um campo experimental comum, porque aqui há todo um sistema integrado em funcionamento e não apenas um experimento isolado. Na fazendinha, os visitantes podem ver como é feito o manejo dos bovinos de acordo com a legislação de agricultura orgânica e a produção intensiva de hortaliças, baseada na diversificação e no manejo sustentável, com informações inclusive sobre todos os custos de produção – explicou.
O pesquisador ressaltou que. pela integração entre lavoura e pecuária, o rebanho produz leite orgânico e as fezes geradas são utilizadas na compostagem, que fornece substratos para produção de mudas empregadas no cultivo das hortaliças.
- Além disso, apresentaremos aos visitantes a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio, que é um nutriente essencial ao desenvolvimento das plantas. A obtenção pelo sistema convencional é feita por meio de fonte sintética, que utiliza combustível fóssil para a sua fabricação. Na agricultura orgânica, usamos uma bactéria que é capaz de retirar o nitrogênio presente no ar - explicou.
Os visitantes também terão acesso ao uso de energia renovável para irrigação na propriedade, que conta com painel de energia solar e catavento para geração de energia eólica.
Fazendinha Agroecológica Km 47, em funcionamento desde 1993, ocupa área de 60 hectares e recebe 1,2 mil visitas por ano. No local, são oferecidos treinamentos e capacitação em ciências agrárias a estudantes, professores, pesquisadores e agricultores do Brasil e de outros países.
Nos cinco dias de visitação, durante a Rio+20, um ônibus será disponibilizado pelo Ministério da Agricultura para levar os visitantes ao projeto. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para riomais20@cnpab.embrapa.br com as seguintes informações: nome, profissão, instituição a que está ligado e telefone. Outras informações podem ser obtidas no número (21) 3441-1538.

Nenhum comentário: