segunda-feira, 25 de junho de 2012

ONU promove ‘bicicletada’ em orla do Rio em favor da mobilidade urbana


bicicletada
Campanha serve para mostrar as pessoas que além do lazer, bicicletas podem ser utilizadas como forma de locomoção na cidade
Cerca de 150 pessoas – segundo a Agência Brasil apurou – largaram, no fim da manhã deste domingo, no Parque do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), para a primeirabicicletada promovida no Brasil pela campanha I’m a City Changer, uma iniciativa global da Agência das Nações Unidas para as Cidades (ONU-Habitat). No percurso pela orla da zona sul até o Forte de Copacabana, local que sediou eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o passeio foi ganhando a adesão de dezenas de ciclistas.
Aberta a ações que visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, a campanha I’m a City Changer tem como foco no Brasil a questão da mobilidade urbana, escolhido pelo seu impacto nas metrópoles. Para o coordenador nacional da I’m a City Changer, Wagner Andrade, é preciso estimular as pessoas a usar transportes urbanos mais sustentáveis que possam minimizar o impacto do trânsito nas grandes cidades.
- As grandes transformações partem não só do Poder Público, dos chefes de Estado que estiveram aqui na Rio+20, mas também de nós, cidadãos, que temos um papel muito importante na promoção da sustentabilidade em nossas cidades e de melhor convivência – afirmou Andrade. Ele considera que o Rio, com uma malha cicloviária de 280 quilômetros, tende a ser a capital da mobilidade urbana no Brasil,  país com referência ainda muito pequena, em nível mundial,  no uso da bicicleta como meio de transporte. “Andar de bicicleta para o brasileiro ainda é uma atividade associada ao lazer e não à locomoção”, ressaltou o coordenador.
Além da mobilidade urbana, outros temas do desenvolvimento sustentável fazem parte da campanha da ONU-Habitat em nível mundial, que conta com a participação de governos locais, associações da sociedade civil e empresas privadas. As ações estão englobadas em temas-chave como Cidade Verde, Cidade Saudável e Segura, Cidade Inclusiva, Cidade Planejada e Cidade Produtiva.


Nenhum comentário: