terça-feira, 26 de janeiro de 2010

S.Gonçalo assina convênio para conservação, recuperação e proteção de APA Engenho Pequeno

A prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental – IIPPA, convida para a assinatura do convênio de cooperação para a conservação, recuperação e proteção da APA do Engenho Pequeno e o desenvolvimento de projetos ambientais nas escolas da rede pública da cidade e, também do Centro de Educação Ambiental, no bairro Porto do Rosa. A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (28.01), às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo, no prédio do Centro Cultural Joaquim Lavoura.

De acordo com o convênio, a SEMA-SG vai coordenar as ações ambientais, desde a educação ambiental até o controle jurídico ambiental, bem como todas as atividades de licenciamento ambiental e dentre as suas atribuições destaca-se a execução direta e indireta da Política Ambiental do Município de São Gonçalo.

Já o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental vai fomentar projetos integrados, nacionais e internacionais, relacionados com a conservação da natureza, a preservação do meio ambiente em seus aspectos físicos e culturais e sua harmonização com o desenvolvimento do município.

A secretária de Meio Ambiente, Dora Cordeiro, enfatiza que a parceria promoverá a adoção de medidas de mútua cooperação e desenvolvimento técnico institucional, a fim de incentivar a pesquisa e a atuação nos projetos educacionais através de intercâmbio entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de modo a permitir o crescimento de ambos os conveniados. “A grande importância desse projeto é que a SEMA-SG e o Instituto Iguaçu sem ônus e sem causar prejuízos ao convênio firmado poderão obter o apoio de instituições públicas ou privadas para a captação de recursos financeiros e materiais de forma a contribuir para a melhoria dos projetos”, afirma a secretária.

Segundo Dora Cordeiro, o acordo vai priorizar a Educação Ambiental como forma de disseminação de conceitos e propostas conservacionistas para crianças, adolescentes e jovens. “A maioria das ações vão ser realizadas em Unidades de Conservação como a APA do Engenho Pequeno, o Centro de Educação Ambiental, no Porto do Rosa, e nas escolas públicas do município. Os projetos do convênio são:

Projeto Escola Viva – Módulos com temas sobre ciências e educação ambiental a serem implantados em uma ou mais escolas publica municipal (escola pólo) ou em área designada pela Secretaria.

Projeto Brincando com a Ciência (reciclagem) - A ser instalado em uma ou mais escolas pública da rede municipal. Será aplicado na prática todo o conteúdo do Brincando com a Ciência Experimentos interativos de baixo custo.

Projeto Trilha Sensorial – Módulos com temas variados: som, direção, visão, audição, olfato, paladar e tato.

Projeto Trilhas Ecológicas – Visita das escolas da rede pública de ensino aos Parques Naturais do Município do Rio de Janeiro e Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno.

Treinamento de Professores da rede pública de ensino e/ou dinamizadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para operarem os projetos acima.



Assunto: Assinatura de convênio

Data: 28.01.2010

Local: SEMA-SG, prédio do Centro Cultural Joaquim Lavoura, Rua Presidente Kennedy, 720, bairro Estrela do Norte, ao lado do Sesc-SG.

Tel: 2199-6511
Por e-mail da companheira Dora Cordeiro

Nenhum comentário: