O livro "A Sultana do Paraíba - Reformas urbanas e poder político em Campos dos Goytacazes, 1890-1930", da professora Heloísa de Cácia Manhães Alves (foto) - técnica de nível superior do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (Lesce) da Uenf - foi premiado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e será publicado pela Imprensa Nacional. Baseado na dissertação de mestrado de Heloísa, o livro será lançado no dia do aniversário de Campos dos Goytacazes (28/03) no Arquivo Público Municipal.
Considerado pelo conselho editorial do Arquivo Público um trabalho pertinente e inovador, o livro é o primeiro a fazer uma abordagem que cruza as informações sobre as reformas urbanas de Campos e a questão do poder político no município. No ano passado, ele foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, mas, por motivos de trabalho, a autora não pôde estar presente.
- Não havia nada sobre as mudanças no espaço urbano de Campos no Arquivo Público. Foi aí que me deparei com uma documentação maravilhosa sobre o comércio, os comerciantes e os produtores de açúcar, possibilitando a construção de um perfil desse público que é a elite política econômica e social de Campos - diz Heloísa, que já recebeu 70 exemplares para distribuição e está ajudado a preparar um curso sobre o tema, que deverá ser ministrado no próximo ano.
fonte: ascom/UENF
Nenhum comentário:
Postar um comentário