quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alzira Vargas vai virar Zilda Arns.



Há poucos mandatos do executivo campista, desenvolvi um projeto para devolver o Parque Alzira Vargas às crianças. Provisoriamente o batizei de Cidade Cultural Infantil. Foram meses de trabalho!
No local seriam construídas réplicas em miniatura de prédios que abrigam órgãos e instituições em Campos, levando em conta a proporcionalidade da altura média da garotada. Esses prédios seriam distribuídos em ruas e avenidas. O imponente Jardim do Liceu - com a CCVM, o Liceu, o então Fórum e a OAB - seria um núcleo.
Ao lado de cada prédio, as informações sobre as atividades desenvolvidas em cada um deles seriam explicadas visualmente ou por acionamento de gravação. Supunha que os pais pudessem visitar os prédios reais e aprofundarem o conhecimento de forma agradável junto à petizada. Assim, pretendia que o entendimento da organização social ficasse mais fácil de ser entendida pelos pequenos.
Todos os aparelhos urbanos mereceram espaço. Os sinais de trânsito eram abundantes, assim como os pequenos semáforos que funcionariam e deveriam ser respeitados pelos pequenos, que pedalariam no “asfalto” emborrachado. Sem muitos detalhes, para não encher o saco, até pq não os tenho muito claros na memória...
Um dia, até cheguei a ver esse trabalho rebatizado como Cidade do Amor (achei até muito fresco o nome), fazendo parte de uma mostra com outros tantos que foram apresentados como ponto de partida para uma série de intervenções pelas quais passaria o município. Estava na platéia do Trianon, juntamente com Waltinho Silva, que me ajudou nos desenhos, e o ensaio foi apresentado com a assinatura de um maluco e cara-de-pau arquiteto carioca. Nada aconteceu.
Empresas que prestam serviço ao Centro de Produções da Rede Globo para a confecção das cidades cenográficas chegaram a ser contatadas.
Bem, agora acabo de ser informado que o site do ex-governador anuncia que ali vai ser construído um parque temático para crianças com miniaturas de bancos e quiosques em forma de guloseimas. O Projeto já foi batizado pela prefeita de Zilda Arns. E a D. Alzira? Existe lei municipal que proíbe troca de nome de logradouros públicos, salvo engano advinda de emenda popular encabeçada pelo jornalista Chico de Aguiar.
É isso aí, vamos ensinar a garotada a consumir!
Quem sabe um quiosque com artigos evangélicos para salvar estas pequenas almas????

Nenhum comentário: