terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Centenas e centenas de pontos alagados em Campos

foto feita em 2011

Para um município que anuncia 1 bilhão em obras de embelezamento, todos os problemas básicos já deveriam ter sido resolvidos. Bobagem falar na péssima condição em que se encontram a saúde, a educação, o  transporte, a cultura, a formação esportiva, etc, etc, etc...
Tivessem bom senso, nada seria feito enquanto não houvesse remédios, equipamentos médicos e hospitalares, leitos e postos de saúde. Escolas equipadas tecnicamente e professores e profissionais da área satisfeitos, capacitados, bem remunerados e alunos sendo formados em equidade com os das melhores escolas da rede privada. Bibliotecas nos bairros e distritos. Quadras poliesportivas em todos os bairros. Um  Parque-Pulmão na cidade. Saneamento e abastecimento de água a 100%. Transporte de qualidade, que desobrigue esta quantidade imensa de carros particulares nas ruas - e não adianta fazer projetos para melhorar o trânsito enquanto não tivermos um transporte que atraia e dispute com o conforto forçado dos carros. Que parem de criar as vilas segregatórias; ínfimas e desumanas; sem a integração necessária para o exercício da integração no que possa vir a tangenciar a boa convivência que se espera nas sociedades.
Sem falar no eterno ir-e-vir dos desabrigados da Ilha do Cunha que, quase todo verão, veem suas moradias tomadas pela água do Paraíba (como estamos vendo agora). Ora, se todo ano ocorre a mesma coisa, já não deveríamos ter dado um jeito nisso, retirando definitivamente esta população do local e impedindo que outros se instalem? Qualquer criança percebe que a culpa não é do Paraíba, mas da comunidade que está no lugar errado.
E muito mais....
Insistem em fazer os munícipes de bobos. Obras, obras e mais megaobras e, supostamente, imaginam-se para  quê. Tudo isto torna-se descabido quando saímos de casa e encontramos uma cidade postiça. Fazendo-me lembrar um castelo de areia.
Cerca de 22 milhões gastos para emoldurar a merda do  valão e nem para escoar as águas da chuva ele está servindo. Passem pelo Palácio da Cultura, a poucos metros do Canal, e comprovem.
Agora há pouco, sem poder desviar de uma poça para evitar um toque lateral, dei uma porrada num buraco encoberto por água. É simplesmente revoltante assistir ao cinismo dos prefeitos de Campos quando insistem em prestar conta disso e daquilo. É lógico que algo tem que ser feito para justificar gastos. Com um grande agravante: muitos de seu asseclas, quando em reuniões privadas, concordam conosco em quase tudo, é lógico. Mas vivem dizendo que o peido dos prefeitos é sempre cheiroso, ao invés de alertá-los para a realidade (que no fundo, os prefeitos sabem). Com certeza!!!
O que mais intriga é a ausência de uma instância maior que dê um breque aos desmandos, até que se determinem as reais necessidades do município, com participação das entidades organizadas e da população de um modo geral.

Nenhum comentário: