terça-feira, 21 de setembro de 2010

Artista expõe atirando em FHC, Lula, Beth 2ª e Bento 16. OAB contesta.




















RIO - Ninguém foi mais assediado na segunda-feira do que o pernambucano Gil Vicente, por enquanto a grande estrela da 29ª Bienal de São Paulo. Na última sexta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo fez uma nota de repúdio e ameaçou processar a Fundação Bienal por expor a série de desenhos em carvão "Inimigos", em que Vicente se autorretrata matando personalidades como o presidente Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a rainha da Inglaterra Elizabeth II e o papa Bento XVI. A Bienal já afirmou que não vai retirar a obra, exposta anteriormente em quatro outras cidades.

- Parece que voltamos à ditadura. A OAB alegou que a obra incita o crime. Qual é o crime maior, criar essa ficção ou o roubo de dinheiro público dos nossos políticos? - questionou Gil Vicente.

O curador Agnaldo Farias criticou a ação como "tacanha e mesquinha":

- Dizer que a obra incentiva a violência é o mesmo que dizer que "Édipo rei" incentiva o incesto. Só chamará mais atenção para o artista, cujo trabalho tem muito mais qualidade do que essa polêmica.

Leia mais: Bienal de São Paulo é labirinto poético longe do vazio da edição anterior
Foto: Suzana Velasco

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses comunistas estão cada fez mais loucos, dum lado a gente vÊ uma mãe que abandona os filhos e o marido para seguir os partidos de esquerda, dizendo: "A mãe que ama seus filhos é uma cadela", do outro um maluco que denigre a imagem de uma santidade como o papa. Depois dizem que os militares que eram monstros.