quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Minicurso para Comunicação da Ciência em Campos








Para fomentar a cultura de divulgação da ciência entre pesquisadores da UENF e futuros pesquisadores que estão sendo formados pela Universidade, será realizado em 17/11/10, das 14h às 18h, o minicurso 'Artigos de divulgação científica - por que, quando e como escrever para o grande público?'. Quem vai ministrar é o professor Cidoval Morais de Souza, doutor em Geociências pela Unicamp, especialista em Sociologia e graduado em Comunicação Social e em Ciências Sociais.

As inscrições estão abertas até 15/10/10, mediante envio de mensagem com o título 'Curso Divulgação Científica' para o e-mail uenf@uenf.br. A atividade se dirige preferencialmente a professores, pós-graduandos, bolsistas de Iniciação Científica e técnicos envolvidos em pesquisas. Pesquisadores ou futuros pesquisadores vinculados a outras instituições também podem se inscrever.

O curso vai abordar as seguintes questões:
a) aspectos sócio-históricos da divulgação científica;
b) natureza da linguagem de divulgação científica;
c) tarefa política da divulgação científica na contemporaneidade;
d) estratégias de escrita e escolha dos veículos para publicação do artigo científico; e
e) divulgação científica e novas mídias.

Organizado pela Assessoria de Comunicação da UENF, o minicurso pretende dar sentido prático a uma das diretrizes discutidas no I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, realizado em novembro de 2009. Cidoval Morais de Souza atua na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e integra a atual diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

Nenhum comentário: