quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UENF: Projeto Família Responsável

O professor Ângelo Burla conversou com os alunos
Numa parceria com o Rotary Club e escolas da rede pública de Campos, pesquisadores da UENF vêm desenvolvendo o projeto "Família Responsável", que tem por objetivo a prevenção da gravidez na adolescência. A primeira etapa do projeto ocorreu terça-feira, 19/09, quando um grupo de 60 alunos do 1º ano do ensino médio do CIEP Nilo Peçanha assistiu a aulas práticas ministradas por professores e estudantes da UENF sobre o aparelho reprodutor dos bovinos.

Os adolescentes tiveram a oportunidade de ver, através de microscópios e estereomicroscópios, espermatozoides, oócitos, embriões, fetos conservados e células da trompa uterina. Também foram utilizados órgãos de bovinos para mostrar como funciona todo o processo de reprodução do animal. De acordo com a presidente do Rotary Club e médica veterinária do Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal (LRMGA) da UENF, Carla Sobrinho Paes, ao utilizar o bovino como modelo biológico, os estudantes passam a ter mais consciência do próprio organismo e percebem como é a mobilidade das células, tanto animais quanto humanas.

— No momento em que a gente mostra o aparelho genital de uma fêmea e de um macho, além dos espermatozoides, os oócitos, embriões e as glândulas que estão envolvidas no processo reprodutivo, eles se conscientizam que essas células têm vida. Então a gente está sempre contextualizando com a espécie humana para mostrar aos alunos que o processo é o mesmo, ou seja, o organismo dos animais funciona de forma similar ao organismo humano — disse Carla, acrescentando que o material utilizado nas aulas práticas é doado por um matadouro e também é utilizado em pesquisas no Laboratório da UENF.


Os alunos visitaram a área rural da Universidade
O professor Ângelo Burla, chefe do LRMGA, explicou aos estudantes como funcionam os mecanismos de regulação da temperatura no processo de formação do espermatozoide no bovino. Segundo Burla, milhões de espermatozoides são produzidos a cada dia. Até que estejam em condições de fertilizar o óvulo, eles passam por várias etapas. O ciclo completo dura em média 58 dias. Em sua explanação, o professor falou também sobre os mitos e verdades sobre a vasectomia. 

— Uma função é a produção espermática que se dá por um grupo de células existentes no testículo. A outra questão é a produção hormonal, que é por outro grupo celular. Então não significa que por ter tirado um fragmento e causado uma interrupção no trajeto dos espermatozóides, vá causar algum problema na produção hormonal. Ela continua independentemente desta situação —disse.

A 2ª etapa do projeto “Família Responsável” acontecerá nesta quinta-feira, 26/09, no CIEP Nilo Peçanha, de 8h30 às 11h30. Dessa vez, serão realizadas palestras abordando sexualidade, puberdade, ciclo menstrual e doenças sexualmente transmissíveis.

Para a aluna Noara Azevedo, de 18 anos, o projeto é bastante interessante, pois amplia o conhecimento na área e faz com que eles tenham mais certeza de qual carreira seguir.

— Muita coisa foi novidade para mim, principalmente sobre o sistema reprodutivo dos animais. E eu sempre gostei de Biologia, mas agora estou mais interessada ainda, acho que é o curso ideal para mim — disse.

Ascom/UENF com Thaís Peixoto

Nenhum comentário: