domingo, 8 de setembro de 2013

UENF: 56º CONEA será aberto nesta segunda-feira

conea

Congresso vai reunir na UENF, até 15/09, estudantes e profissionais da área de Agronomia de várias partes do país
Será aberto nesta segunda-feira, 09/09, às 8h30, no Centro de Convenções da UENF, o 56º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia. O evento, que se estende até 15/09, vai reunir estudantes e profissionais da área de Agronomia de várias partes do  país. O tema central do Congresso é “O papel do(a) agrônomo(a) em formação na realidade indígena e nas comunidades tradicionais”.
— O estudante de agronomia não pode se limitar à parte técnica da profissão. Ele tem que estar antenado com as questões sociais e buscar compreender o seu papel nesse contexto — diz o estudante de Agronomia da UENF Lucas Moretz-Sohn, que participa da Comissão Organizadora do evento ao lado de outras 12 pessoas.
Ele observa que a escolha do tema é emblemática para Campos dos Goytacazes, uma vez que o município, embora tenha o nome de uma tribo indígena, passou por um processo de dizimação total de seus primeiros povos: os índios Goitacá. Na escolha do tema, também pesou o fato de a UENF ter sido idealizada por Darcy Ribeiro, um dos maiores estudiosos da questão indígena brasileira.
Promovido pelo Centro Acadêmico de Agronomia “Seu Juvenal” e a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), o Congresso  conta com o apoio da Reitoria da UENF, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) e coordenação do
curso de Agronomia.
Esta será a primeira vez que o congresso ocorrerá em Campos. O último, realizado no ano passado, teve como sede a cidade de Cruz das Almas, na Bahia; e o de 2011 foi realizado em Belém.

Nenhum comentário: