terça-feira, 29 de janeiro de 2013

UENF e Cícero Guedes dos Santos



Cícero Guedes dos Santos
Cícero: perda “irreparável”
O líder rural Cícero Guedes dos Santos, assassinado no último sábado, 26/01/13, era um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e de extensão da UENF, notadamente trabalhos na área de agroecologia e agricultura familiar. Ultimamente, Cícero participava do projeto de extensão “Agroeecologia e segurança alimentar — produção de alimentos com qualidade nos assentamentos de reforma agrária do Norte Fluminense”, coordenado pelo professor Luciano Canellas, do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura (Nudiba).
Em seu sítio, no assentamento Zumbi I, em Campos dos Goytacazes (RJ), Cícero sempre fez questão de resistir à tendência da monocultura da cana ou da criação de gado, diversificando sua produção com o cultivo de coco, abóbora e banana, por exemplo. Os últimos três projetos do professor Canellas financiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tiveram a participação de Cícero.
- Para a UENF é uma perda realmente irreparável – diz Canellas, que muitas vezes contou com o agricultor em aulas práticas do curso de Agronomia.
O reitor Silvério de Paiva Freitas se uniu ao coro de vozes que pedem a rigorosa apuração do caso e a punição dos responsáveis pela morte do agricultor, cuja ligação com a UENF remonta a sua participação na construção dos primeiros prédios do atual campus Leonel Brizola.
(uenf-ascom)

Nenhum comentário: