terça-feira, 30 de agosto de 2011

Viticultura da UENF atrai chineses


Nova tecnologia pode gerar convênio de cooperação científica 

01_06_2008_colheita_P5311959.JPGEm recente visita à China, a convite de pesquisadores da Ningxia University, o professor Ricardo Bressan-Smith, da UENF, realizou visitas técnicas sobre viticultura de mesa, ministrou seminário para pesquisadores, pós-graduandos e técnicos e despertou o interesse dos chineses em visitar a UENF no final deste ano. Desta visita poderá surgir uma proposta de convênio de cooperação científica. Em futuro próximo, o professor Bressan-Smith deve receber pós-graduandos chineses para treinamento em seu laboratório, o LMGV/CCTA.
O interesse dos chineses se deu pela tecnologia do cultivo protegido de videiras de mesa que está sendo utilizada no vinhedo implantado com parceria universidade-produtor, no município de São Fidélis, Norte Fluminense. Nesse vinhedo, pesquisadores da UENF e produtor adotam uma série de novas tecnologias para maximizar a produçãoe a qualidade das uvas de mesa. O cultivo protegido tem sido utilizado para as variedades Niágara Rosada e BRS Clara, sendo a última uma variedade sem sementes. E, segundo o pesquisador, os resultados têm se mostrado bastante promissores. 
Na visita realizada aos vinhedos de Yinchuan, Bressan-Smith debateu com os chineses uma série de diferenças em relação ao modelo utilizado no Estado do Rio.
- Eles utilizam o sistema em cordão esporonado simples, com plantas espaçadas por meio metro, o que configura um cultivo adensado, e conseguem colher até 30 toneladas por hectare ao ano. No sistema que adotamos em São Fidélis, guardadas as diferenças climáticas, podem-se produzir até 80 toneladas por hectare ao ano, mesmo sem ser adensado - explica o pesquisador.  
Segundo Bressan-Smith, o uso de proteção plástica para a viticultura de mesa traz benefícios para a produção das uvas porque cria um microclima diferente do ambiente externo, possibilitando à uva um melhor aproveitamento da luz e da água.
Na Ningxia University, funciona o Engineering Reasearch Center of Wine and Grape, um importante centro de estudos do vinho e da uva.
Encontro GPC - Na condição de presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV), Bressan-Smith participou, na cidade de Qingdao, do 2º encontro do Global Plant Council (GPC), entidade fundada em 2009 que reúne sociedades nacionais ou multinacionais em Fisiologia Vegetal dos cinco continentes. O GPC tem como meta estabelecer estratégias para debater os problemas críticos da humanidade, no que toca à importância das plantas.

ascom/uenf

Nenhum comentário: