sábado, 16 de outubro de 2010

Seminário na ABI sobre fim do JB impresso

(chico de aguiar - por e-mail)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município d Rio de Janeiro participa de seminário sobre fim do JB impresso na ABI

A presidente do Sindicato, Suzana Blass, vai participar como debatedora do seminário “O JB que nós amávamos”, organizado pela Associação Brasileira de Imprensa, que será realizado nos dias 20 e 21 próximos (quarta e quinta-feira próximas). Será das 16h às 21h, no auditório do 9º andar da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro. Entrada franca.
Além dos debates, haverá exposição de fotos, exibição de programas do Observatório da Imprensa sobre o JB e a projeção de dois documentários: “Um moço de 74 anos”, de Nelson Pereira dos Santos – sobre o processo de produção do jornal nos anos 60, um notável testemunho de uma época, especialmente para quem nasceu na era da internet e nem desconfia de como era fazer jornal naquele tempo – e “Av. Brasil, 500”, do fotógrafo Rogério Reis, em que as imagens dos escombros da antiga sede do JB dialogam com outras de coberturas marcantes, como as das campanhas da Anistia e das Diretas Já.
No seminário serão abordados aspectos como a importância do jornal centenário para a história da imprensa brasileira, o convívio na Redação, as coberturas mais relevantes, as razões da decadência e as perspectivas, que ultrapassam o caso específico e exigem uma reflexão sobre o futuro do jornal impresso em geral, no contexto atual de queda de circulação e de convergência tecnológica.
“O JB que nós amávamos” apela à memória afetiva que une gerações de jornalistas – de que um exemplo é o blogue “Jotabenianos” – e leitores identificados com o que era o "seu" jornal de tempos atrás. Convida, portanto, ao reencontro de antigos colegas, mas é também uma rara oportunidade para os jovens estudantes de Jornalismo conhecerem melhor a história desse jornal, em contato direto com profissionais que o transformaram numa referência para a imprensa brasileira.
O seminário tem apoio da empresa Investiplan, cujo trabalho permitirá a participação em videoconferência dos jornalistas Caio Túlio Costa e Rosenthal Calmon Alves. Também estão confirmadas as presenças de Alberto Dines, José Silveira, Wilson Figueiredo, Ana Arruda, Romildo Guerrante, Sandra Chaves, Nilo Dante.
Será também exibido o trabalho do professor Ildo Nascimento, da UFF, sobre a famosa reforma gráfica do fim dos anos 1950, que estabeleceu um novo padrão para o jornalismo brasileiro.

Programação:
Dia 20 (quarta-feira)
• Evocações e análises
16h: Exibição do curta “Um moço de 74 anos”, de Nelson Pereira dos Santos
16h30: Exposição sobre a reforma gráfica do JB (prof. Ildo Nascimento, UFF)
17h: Um jornal que fez história
Mesa: Alberto Dines, José Silveira, Wilson Figueiredo, Ana Arruda, Cícero Sandroni
18h45: Exibição do vídeo “Av. Brasil, 500”, de Rogério Reis
19h: “Jotabenianos”: a memória afetiva e política da Redação
Mesa: Alfredo Herkenhoff, Romildo Guerrante, Sandra Chaves, Luiz Carlos David, Aguinaldo Ramos
21h: Lançamento do livro “Memórias de um secretário: pautas e fontes”, de Alfredo Herkenhoff

Dia 21 (quinta-feira)• E agora?
16h: Exibição do programa do Observatório da Imprensa sobre fim da edição impressa do JB
17h: As origens da crise
Mesa: Wilson Figueiredo, Nilo Dante, Suzana Blass, Paula Máiran
19h: A saída para o on line e o futuro do jornal impresso
Mesa: Orivaldo Perin, Rosenthal Calmon Alves, Caio Túlio Costa, Ricardo Gandour


Nenhum comentário: