quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Norte Fluminense engajado na Semana de Ciência e Tecnologia

UENF, IFF e UFF estão juntos no mutirão de divulgação da ciência

Campos e região terão participação ativa na VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que movimentará o Brasil de norte a sul de 18 a 22/10/10. O Centro de Convenções da UENF será uma das bases da série de atividades previstas para a cidade, reunindo a própria UENF, o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). O tema geral da programação é 'Ciência para o desenvolvimento sustentável'.

Consulte a programação completa

Centenas de estudantes de escolas da região farão visitas guiadas a várias atrações do Campus Leonel Brizola, como Espaço da Ciência, Casa Ecológica, Centrífuga Geotécnica, Hospital Veterinário, além de assistirem a filmes no cinema do Centro de Convenções e receberem informações sobre prevenção a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Paralelamente, serão realizadas a II Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF e a X Mostra de Pós-Graduação da Uenf. No conjunto, a programação é uma realização das três instituições públicas de ensino superior, com apoio da Faperj e do governo federal.


A abertura oficial será às 18h de segunda, dia 18, e a palestra inaugural será ministrada pelos professores Arthur Soffiati (UFF) e Hermano Tavares (reitor da UFABC). O tema é 'Desenvolvimento sustentável'. Em seguida haverá apresentação do Coral da Uenf.


A Mostra de Extensão terá exibição de pôsteres e apresentações orais. A Mostra de Pós-Graduação também seguirá este padrão. Dos cerca de 800 estudantes de pós-graduação, aproximadamente 250 exporão seus trabalhos durante o evento.


- A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem a adesão da UENF desde a primeira edição, e cada vez mais aprofundamos a integração entre as três instituições públicas de ensino superior presentes em Campos - analisa o reitor da UENF, Almy Junior.

A programação inclui varias palestras sobre a inserção de alunos cotistas nos cursos de graduação da UENF, a cargo da assistente social Rosangela Cavalcante. Também haverá debate sobre a exploração de petróleo na camada do pré-sal, palestra sobre 'o ato de contar histórias' e visitas a laboratórios. No IFF, campus Macaé, ocorrerá ainda a Feira de Estágio, Emprego, Empreendedorismo e Inovação.

Ainda no âmbito da VII Semana Nacional de C&T, a UENF realiza na terça-feira, 19/10, às 9h, uma Roda de Ciência para debater o tema 'A ética nas pesquisas com animais'. Veja mais detalhes na nossa postagem anterior.

Nenhum comentário: