quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Na UENF, Roda de Ciência debate uso de animais em pesquisas

Até onde é eticamente aceitável o uso de animais em pesquisas científicas? Esta é a pergunta que a Roda de Ciência tentará responder em 19/10, terça-feira, das 9h às 11h30, no auditório da Casa Ecológica da UENF. O tema será debatido pelos professores Clóvis de Paula Santos (Laboratório de Biologia Celular e Tecidual-LBCT), Helena Hokamura (Laboratório de Sanidade Animal-LSA) e Júlio Esteves (Laboratório de Cognição e Linguagem-LCL).

Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UENF (CEUA) e coordenador do Biotério Central da Universidade, o professor Clóvis de Paula Santos assina artigo sobre este mesmo tema na próxima edição da Revista Nossa UENF, inaugurando um novo espaço na revista. A partir de agora, em todas as suas edições, a Revista Nossa UENF trará um artigo escrito por um dos pesquisadores da Universidade. A ideia é que o tema do artigo também seja sempre debatido na Roda de Ciência, com a contribuição de outros pontos de vista.

A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de estimular nos cientistas o exercício da capacidade de comunicação com o público. Para tanto, o professor Cidoval Morais de Sousa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estará na UENF em 17/11 para ministrar um minicurso sobre redação de artigos científicos para o grande público. Cidoval é doutor em Geociências pela Unicamp, especialista em Sociologia e graduado em Comunicação Social e em Ciências Sociais, além de compor a diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Clóvis de Paula Santos é graduado em Ciências Biológicas-Licenciatura e em Zoologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência em pesquisa e extensão em parasitologia humana e animal, com ênfase em helmintologia.

Coordenadora do curso de graduação em Medicina Veterinária da UENF, a professora Helena Hokamura possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina; mestrado e doutorado em Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Medicina Veterinária, com ênfase em Radiologia de Animais, atuando, entre outros temas, com anatomia veterinária por imagem.

O professor Júlio Esteves tem graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência em Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política e Filosofia da Linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: liberdade, natureza, lei moral, fundamentação do Estado Moderno, entre outros.

Promovida pela Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM), a Roda de Ciência tem por objetivo divulgar a ciência e aproximar os cientistas da UENF da comunidade. O debate é aberto a toda a comunidade.
fonte: ascom/uenf

Nenhum comentário: