sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Inaugurada em Havana primeira Casa da ALBA cultural

● Raúl entregou a León Ferrari e a Frei Betto os Prêmios da ALBA 2009

Pedro de la Hoz

• A Casa da ALBA cultural de Havana, primeira de uma rede que fomenta na região a Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (ALBA), foi inaugurada no domingo, 13 de dezembro, num ato onde marcaram presença os chefes de Estado de Cuba, Venezuela e Nicarágua, Raúl Castro, Hugo Chávez e Daniel Ortega, respectivamente, bem como o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.

Situada na interseção das ruas Línea e D, no Vedado, a nova instituição foi sede da cerimônia de entrega dos Prêmios da ALBA 2009 ao argentino León Ferrari, nas Artes, e ao brasileiro Frei Betto, nas Letras.

Raúl colocou nas mãos de Frei Betto e de Paloma Zamorano, neta de Ferrari, os atributos da condecoração. O reconhecido escultor argentino, considerado um dos artistas vivos mais relevantes do mundo, não pôde vir a Havana, mas gravou uma mensagem onde evoca seus vínculos entranháveis com a Ilha caribenha e cumprimenta a utilidade e fertilidade da ALBA como organismo de integração.

Ao agradecer o prêmio, Frei Betto regozijou-se de ser testemunha "da primavera democrática" da América Latina e do Caribe, cujos povos estão escrevendo "uma nova gramática do poder".

"Para mim não é uma vaidade receber este prêmio, pois o sinto como reconhecimento a uma obra literária que tenta dar voz às pessoas que não têm", afirmou.

E depois fez uma comparação poética entre a magnífica tragédia de Federico García Lorca, A casa de Bernarda Alba, onde o criador espanhol fuzilado pelos fascistas descreveu uma morada sombria e opressiva, com esta outra casa "iluminada e chamada à congregação".

Com anterioridade, um dos membros do júri que decidiu os prêmios, o historiador e jornalista cubano Pedro Pablo Rodríguez, explicou os fundamentos do ditame na formidável obra de Ferrari, tão notável na abstração poética como quando expressa um compromisso político, e na fecunda produção literária de Frei Betto, que tem 51 títulos de ensaios e relatos, onde figura o imprescindível volume Fidel e a religião.

Os Prêmios da ALBA são concedidos todos os anos a escritores e artistas que consagram sua vida e obra a engrandecer o patrimônio cultural da América Latina e do Caribe com grandes contribuições.

Um gesto de elevado valor simbólico teve lugar no início do ato: o presidente da Casa das Américas, Roberto Fernández Retamar, foi o responsável por cumprimentar a inauguração desta Casa da ALBA cultural. A primeira, fundada há 50 anos pela heroína do Moncada, Haydée Santamaría, uniu os caminhos do pensamento e da criação intelectual e artística de Cuba revolucionária e da Nossa América; a nascente instituição é destinada a multiplicar esse empenho.
Granma Internacional

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima postagem!
Abs
Paulo Sérgio

Anônimo disse...

Porque será que esta notícia não foi publicada no Jornal O Globo e não saiu no Jornal Nacional?