segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resultado das urnas no RJ define correlação de forças para 2014

??????????????????????????????????
O resultado das urnas nas sete cidades do Rio de Janeiro onde houve segundo turno das eleições municipais deste domingo consolidou a decisão do PT de apresentar candidatura própria ao governo do Estado em 2014. Vencedor em Niterói com Rodrigo Neves (PT), o partido, que tem o senador Lindbergh Farias (PT) como provável candidato à sucessão de Sérgio Cabral (PMDB), também saiu vitorioso em sua disputa particular com o governador ao ajudar a eleger Alexandre Cardoso (PSB) em Duque de Caxias, maior cidade da Baixada Fluminense, contra o candidato peemedebista Washington Reis.
Cabral, contudo, não saiu enfraquecido das urnas neste segundo turno, já que o PMDB venceu as eleições em Nova Iguaçu com Nelson Bornier e conseguiu a reeleição do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto. As duas vitórias são simbolicamente importantes. No caso de Bornier, porque Lindbergh foi prefeito de Nova Iguaçu por seis anos, tem reduto eleitoral na cidade, mas apoiou – ainda que timidamente – a candidata derrotada Sheila Gama (PDT). A reeleição de Neto, por sua vez, fortaleceu o nome do provável candidato do PMDB ao governo do Rio em 2014, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, que foi prefeito da cidade vizinha de Piraí e tem grande influência na região.
Outro provável candidato ao governo do Rio em 2014, o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR) obteve uma única vitória nas três cidades em que candidatos apoiados por ele disputavam o segundo turno. A vitória, importante politicamente, ocorreu no segundo maior colégio eleitoral do estado, São Gonçalo, onde Neilton Mulim (PR) venceu Adolfo Konder (PDT), que tinha o apoio do PT, do PMDB e da atual prefeita, Aparecida Panisset (PDT). Em Belford Roxo, o candidato do PRTB, Waguinho, com o apoio de Garotinho, perdeu para Dennis Dautmann, do PCdoB. O terceiro candidato apoiado por Garotinho foi Jorge Zoinho (PR), derrotado em Volta Redonda.
Em Petrópolis, o ex-prefeito Rubens Bomtempo (PSB) venceu Bernardo Rossi (PMDB). A vitória, conseguida com uma virada obtida no segundo turno sobre um candidato que tinha o apoio de Cabral e mereceu até mesmo a visita do vice-presidente Michel Temer, traz de vez o PSB ao primeiro plano da política estadual, pois se soma à vitória de Alexandre Cardoso em Duque de Caxias. A vitória de Bomtempo, que também teve o apoio de Lindbergh Farias, serve para aproximar ainda mais o PSB fluminense do senador petista, com olhos em 2014.
Resultados
Em Niterói, Rodrigo Neves (PT) obteve 52,55% dos votos válidos. Felipe Peixoto (PDT) obteve 47,45% dos votos.
Em Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB) obteve 51,51% dos votos válidos. Washington Reis (PMDB) obteve 48,49% dos votos.
Em Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB) obteve 55,29% dos votos válidos. Sheila Gama (PDT) obteve 44,71% dos votos.
Em Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB) obteve 56,05% dos votos válidos. Bernardo Rossi (PMDB) obteve 43,95% dos votos.
Em São Gonçalo, Neilton Mulim (PR) obteve 56,78% dos votos válidos. Adolfo Konder (PDT) obteve 43,22% dos votos.
Em Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB) obteve 55,15% dos votos válidos. Jorge Zoinho (PR) obteve 44,85% dos votos.
Em Belford Roxo, Dennis Dautmann (PCdoB) obteve 61,46% dos votos válidos. Waguinho (PRTB) obteve 38,54% dos votos.
-Correio do Brasil com Rede Brasil Atual - do Rio de Janeiro-

Nenhum comentário: