quinta-feira, 31 de março de 2011

Um site pra lá de bom para quem quer saber sobre raios e aonde caem em tempo real.

Todos mais próximos a mim, sabem do grande trabalho que tive para diminuir o meu desconforto durante temporais. Já paguei diversos micos por conta deste desvio. Parece simples, mas não é. É uma síndrome de tempestade. Ainda bem, já pensou se tivesse a da barata?
Mas é muito sério! Tive até tratamento próprio com um amigo cientista da área da física. Mas na verdade, a grande sublimação acerca, foi quando o meu filho Iber resolveu viajar... Depois da certeza de nunca mais poder estar com ele, o que me intimidaria mais?!?!?!
Mas ainda suo e procuro abrigo. Tenho taquicardia e cagaço... bem menos.
Por isso busco sempre saber sobre o assunto. Afinal, quanto mais conhecemos o que nos aflige, melhor saber como conviver. Este é um dos casos em que a distância e o abrigo fazem bem.
Logo assim terminou a segunda tempestade de hoje, pude ter a noção exata do que se passou por aqui. Foi só me conectar ao rindat.
(Gozado, toda vez que toco neste assunto sempre lembro-me do meu irmãozinho de pane: o Leonardo Sardinha, o nosso querido Kiko ou também Café.)

Enfim, para quem gosta de conhecer os fenômenos da natureza e acompanhá-los em tempo real está a dica: http://www.rindat.com.br/.

O que é RINDAT?

A Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) é uma rede de sensores e centrais que permitem detectar em tempo real as descargas atmosféricas nuvem-solo, isto é, a maior parte das descargas que atingem o solo, em parte do território brasileiro.

A RINDAT foi criada a partir de um convênio de cooperação técnico-científico entre quatro instituições: a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), FURNAS (Furnas Centrais Elétricas), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná).

Até o início de 2005, a RINDAT cobria cerca de um terço do país. Ao longo de 2005, a RINDAT esta passando por um processo de expansão, cuja meta é fazer com que a rede passe a cobrir dois terços do país, incluindo de forma integral as regiões sul, sudeste e centro-oeste. Em área de monitoramento, a RINDAT ocupa a terceira posição no mundo, sendo superada somente pelas redes existentes nos Estados Unidos e Canadá.


Os Objetivos Principais da RINDAT são:

- Intercâmbio dos sinais obtidos pelos sensores das diferentes instituições envolvidas, com o objetivo de ampliar a área de cobertura e melhorar a qualificação das informações obtidas.

- Integração dos procedimentos de análise, manutenção e operação conjunta, de modo a otimizar os custos e minimizar as perdas de dados, aumentando a redundância da rede.

- Intercâmbio de informações técnico-científicas. Com base nas tecnologias atualmente disponíveis, a RINDAT apresenta as seguintes características principais: eficiência de detecção entre 70% e 90%, precisão de localização média entre 0,5 km e 2 km, precisão média da estimativa do pico de corrente das descargas de 20% a 50% e capacidade de discriminação entre as descargas nuvem-solo e intra-nuvem de cerca de 80% a 90%, sendo que estes valores variam regionalmente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!

Boa dica de site.

Walter disse...

Joca, se escondeu em q lugar dos raios...rs como gabi tb morre de medo comentei com ela q vc deveria estar debaixo da cama!! Abç