segunda-feira, 28 de março de 2011

Ciência e Tecnologia: Coluna da Ascom/UENF, 'Descomplicando a Ciência' vira livro

Lançamento terá oficina de produção de vídeos científicos em celulares e atividade com pesquisadores, técnicos, estudantes e outros interessados

Como capacitar os jovens brasileiros a interpretar as representações da ciência na mídia? Esta é uma das questões que a professora Simone Bortoliero (UFBA) deverá analisar em sua palestra intitulada "Ciência, juventude e mídia", em 13/04, às 13h30, no Centro de Convenções da UENF. Ela vai mostrar formas de viabilizar projetos de popularização da ciência e tecnologia com jovens de ensino médio, dentro da perspectiva de inclusão de novas tecnologias - como é o caso da produção de vídeos científicos com o uso de aparelhos celulares, tema de uma oficina que ela também vai ministrar na UENF, na parte da manhã, para alunos de ensino médio de uma escola da rede pública de Campos.

A palestra integra as atividades de lançamento do livro "Descomplicando a Ciência" - coletânea de matérias de divulgação científica publicadas no extinto jornal Monitor Campista pela Assessoria de Comunicação da UENF. Simone também pretende falar sobre as ações envolvendo mídia e ciência que vêm sendo realizadas no país na área de Educomunicação e, ainda, quais as concepções que os jovens têm da C&T no Nordeste do Brasil. A palestra é dirigida a professores/pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, além de demais interessados. As inscrições devem ser feitas previamente, pelo email uenf@uenf.br, colocando como assunto do email "Palestra Simone Bortoliero".

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Simone Bortoliero é mestre e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo com trabalhos na área de Comunicação Científica e Tecnológica. Atualmente, trabalha na Faculdade de Comunicação (Facom) e em dois programas de Pós-Graduação da UFBA: "Cultura e Sociedade" e "Ensino, Filosofia e História das Ciências / Instituto de Física". Em seu pós-doutorado, ela está estudando o tema "Mídia e biocombustíveis".

Com experiência na área de Televisão e Vídeo, Simone atua principalmente nas áreas de "Mídia e Meio Ambiente", "Produção de Vídeos Educativos e Científicos", "Divulgação Científica", "Novas Tecnologias para Educação", "Comunicação para Educação em Ciências", "Comunicação para Educação em Saúde" e, "Jornalismo Científico e Ambiental". Nos biênios 2004-2005 e 2007-2008, foi diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e, em 2008, atuou também como pesquisadora visitante do Labjor (Laboratório de Estudos de Jornalismo Científico) da Unicamp. Neste mesmo ano, também atuou como especialista visitante do Lapeq/FE/USP (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química da USP).

Livro - O livro "Descomplicando a Ciência" é uma coletânea de matérias de divulgação científica elaboradas pelos jornalistas Fúlvia D’Alessandri e Gustavo Smiderle, da Assessoria de Comunicação da UENF, a partir de subsídios fornecidos por pesquisadores da UENF. As matérias foram publicadas todos os domingos, ininterruptamente, no período de setembro de 2003 a setembro de 2006, no jornal Monitor Campista, de Campos dos Goytacazes. Na época, era o terceiro jornal mais antigo do país em circulação, mas encerrou atividades em 15 de novembro de 2009. A maioria das matérias foi revisada e atualizada pelos próprios pesquisadores colaboradores por ocasião da organização do livro.

(ascom/uenf)

Nenhum comentário: