terça-feira, 29 de março de 2011

Quando há coincidências entre o real e a ficção:Ex-líder da repressão no Araguaia é preso no DF

...É que a novela Araguaia também está nesta mesma fase de passar a 'história' a limpo.

Diversos documentos, um computador e uma arma de fogo foram apreendidos nesta terça-feira pelo Ministério Público Federal (MPF) durante operações de busca e apreensão nas duas residências do oficial da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, no Distrito Federal. Ele foi um dos líderes da repressão à Guerrilha do Araguaia (1972-1975) durante a ditadura militar.

Segundo a promotora Luciana Loureiro, "as buscas e apreensões são uma tentativa de localizar documentos que possam revelar o paradeiro de corpos de militantes políticos que participaram da guerrilha do Araguaia".

Por iniciativa própria, o major Curió prestou, também na manhã desta terça-feira, novo depoimento à Justiça e ao MPF.

Em seguida, o oficial foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal e foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.

Em recente entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse que pelo menos 41 militantes foram executados após serem rendidos pelo Exército na época.

(JB)

Um comentário:

Anônimo disse...

Comentários preconceituosos podem levar Bolsonaro a perder o mandato
Presidente da OAB vai pedir, ainda nesta terça-feira, a abertura do processo de cassação do deputado

Rio - Os comentários polêmicos do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) no programa CQC que foi ao ar nesta segunda-feira podem levá-lo a perder o mandato. O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, deve pedir, ainda nesta terça-feira, a abertura do processo de cassação contra o deputado. Damous afirma que Bolsonaro teve conduta homofóbica e racista durante sua participação no programa.

As declarações do deputado estão sendo amplamente comentadas nas redes sociais. Ele foi convidado do quadro "O povo quer saber", no qual personalidades respondem perguntas de populares, no entanto a resposta mais polêmica partiu de uma pergunta da cantora Preta Gil. O nome do político é o termo mais comentado do microblog em todo o país.

Após utilizar seus clichês conservadores e defender o regime militar, Bolsonaro foi questionado por Preta Gil sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra. Ao que ele respondeu:

"Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu".

A filha do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil comentou em seu perfil no Twitter que acionou seu advogado e pretende processar o político. "Irei até o fim contra esse deputado racista, homofóbico, nojento, conto com o apoio de vocês", escreveu.