segunda-feira, 5 de outubro de 2009

I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico - UENF

Comunicação de temas científicos para a sociedade em geral entra em pauta na Uenf

A percepção pública da ciência está diretamente ligada à forma como a imprensa trata a informação científica. Ao longo dos últimos anos, pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil, vêm se debruçando sobre este tema, na tentativa de tornar mais acessível e democrático o conhecimento científico. Pela primeira vez em Campos, um evento acadêmico vai entrar também nesta seara. É o I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, que será realizado no Centro de Convenções da Uenf nos dias 25 e 26/11. Numa prévia do evento, haverá uma palestra do jornalista Marcelo Canellas, repórter especial da Rede Globo, em 19/11/09, às 16h.


O Simpósio vai reunir alguns dos mais importantes pesquisadores e profissionais da área de jornalismo científico do país, como o editor da revista Scientific American Brasil, Ulisses Capozzoli. Jornalista especializado em divulgação científica, mestre e doutor em Ciência pela USP, ele vai ministrar, no dia 25/11, às 15h, a palestra de abertura do Simpósio, intitulada 'Percepção pública da ciência: responsabilidades da mídia e do jornalista'.

No mesmo dia, às 16h, a mesa-redonda 'Por um jornalismo científico mais crítico' vai reunir o professor Cidoval Moraes de Souza (Universidade Estadual da Paraíba), a jornalista Cilene Victor da Silva (presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico-ABJC) e o jornalista Ricardo André Vasconcelos (autor do blog 'Eu penso que...'). A mesa será mediada pelo jornalista Martinho Santafé (Revista Visão Social).

Às 18h30, será realizado debate sobre o tema 'Cientista e divulgação: o papel das universidades e instituições de pesquisa', reunindo os jornalistas Maurício Yared (editor do programa Globo Universidade), Cláudio Márcio Magalhães (presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias-ABTU) e Adelfran Lacerda (ex-assessor de Comunicação da Uenf). A mediação do debate ficará a cargo do jornalista Paulo Renato Pinto Porto (Jornal O Diário, de Campos).

No dia 26/11, às 14h, haverá mesa-redonda sobre o tema 'Apoio à divulgação científica', reunindo dirigentes de agências de fomento. Já está confirmada a presença da diretora de redação da Revista Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Mariluce Moura. Em seguida, às 16h, o professor Luiz Antônio da Silva Teixeira, da Fiocruz, ministra palestra sobre o tema 'A cobertura jornalística da gripe suína no Brasil - uma abordagem a partir da História da Ciência'.

Fechando a programação, será realizada às 18h30 a Roda de Ciência sobre o tema 'A compreensão pública da ciência no século XXI'. Os debatedores serão a professora Maria das Graças Caldas (Unesp), o professor Walter Ruggeri Waldman (LCQUI/Uenf) e o jornalista Maurício Tuffani (Assessor de comunicação da Unesp e editor do blog Laudas Críticas). A Roda será moderada pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação do jornal Folha da Manhã, de Campos.

As inscrições estarão abertas de 01 a 31/10/09.

Nenhum comentário: