sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UENF celebra duas décadas nesta sexta

Centro Noite 20070909 24  foto - Paulo Damasceno
O ponto máximo das comemorações pelos 20 anos da UENF ocorre nesta sexta-feira, 16/08, quando será realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) em alusão ao aniversário da UENF. Na ocasião, o professor Helion Vargas, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) da UENF, receberá a Medalha Darcy Ribeiro — a mais alta honraria concedida pela instituição. Também serão homenageados servidores, ex-reitores e o ex-deputado estadual Fernando Leite Fernandes, autor do projeto de lei que incluiu a criação da UENF na Constituição Estadual de 1989.

As atividades começam às 14h, no Centro de Convenções. Antes da Sessão Solene do CONSUNI, será descerrada a placa que dá o nome do arquiteto Oscar Niemeyer ao Centro de Convenções da UENF.  Em seguida, haverá a inauguração das estátuas de bronze em homenagem a Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer — trio cujo papel foi crucial na implantação da Universidade. As estátuas foram esculpidas pelo artista plástico Hildebrando Lima, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
— Em nome da comunidade universitária, quero agradecer a quem sonhou com a Universidade, a quem acreditou no sonho, a quem trabalhou para que se tornasse realidade e a quem abriu mão de interesses pessoais ou partidários legítimos para que o projeto UENF se concretizasse. Sem o empenho da população de Campos no movimento pró-UENF, não estaríamos comemorando esta data tão especial — disse o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas.
Durante a Sessão Solene, serão homenageados todos os ex-reitores da UENF: Wanderley de Souza, Eugênio Lerner, Pedro Carajilescov, Adilson Gonçalves, Salassier Bernardo, Raimundo Braz Filho e Almy Junior.Também serão homenageados os professores da UENF Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho (CCTA), José Ramon Arica Chavez (CCT), Arlete Parrilha Sendra (CCH) e Carlos Eduardo de Rezende (CBB), além dos técnicos José Accacio da Silva, Verlaine de Oliveira Pereira, Luiz Alberto da Graça,  Aline Cerqueira Barbosa Vitoi Fonseca, Carlos André Pereira Baptista e Fernando César Lopes. A homenagem se estende aos ex-alunos Erik da Silva Oliveira (representando a pós-graduação) e Dáfine Aparecida (representando a graduação), bem como à assistente social Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa (autora do mais antigo projeto de extensão ainda em funcionamento).
Às 9h, a Câmara Municipal de Campos realiza uma Sessão Solene em homenagem à Universidade. Proposta pela vereadora Maria Auxiliadora Freitas de Souza, a sessão vai homenagear personalidades que contribuíram para a criação e o desenvolvimento da UENF, como reitores, governadores e pessoas ligadas ao movimento pró-UENF. Veja aqui entrevista com a vereadora Maria Auxiliadora sobre a iniciativa de homenagear a UENF em seus 20 anos.
Saiba mais sobre os 20 anos da UENF nas reportagens publicadas na Revista Nossa UENF especial de aniversário:

Nenhum comentário: