segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Encontro do PV do Norte Fluminense reafirma força do partido no RJ

POR UM RIO MELHOR: DIGNIDADE, META E AÇÃO

No sábado, Campos recebeu grande parte da Comissão Executiva Regional do Partido Verde do Estado do Rio para o seu Encontro Regional Norte. Tratou-se de um encontro de trabalho interno, no qual os membros dos diversos municípios que compõem esta Regional falaram das suas atividades, trocaram experiências e traçaram metas e agendas para o permanente crescimento que o partido vem alcançando ao longo de sua história.
Para todos ficou clara a certeza de que estamos trilhando um caminho que, embora com mais de um quarto de século, se solidifica cada vez mais firmemente no dia a dia dos brasileiros. Aqui na região Norte - num traçado interno da agremiação - não tem sido diferente. Bastou analisar as palavras dos nossos companheiros, que até certo ponto pareciam ter sido tratadas e ensaiadas anteriormente. Todos foram taxativos ao afirmar que o que mais os entusiasma no trabalho junto ao PV é exatamente a leveza e o respeito com que a sociedade trata seus representantes e absorve os programas e ações por ele traçados.
Ficou claro, como sempre foi, que é necessário expandir utilizando uma postura baseada no Ideário Verde e rigorosamente observando seu Estatuto. Este exige como base a disciplina  e a ordem moral, que protejam a agremiação de máculas. Isso é de suma importância, principalmente em uma região como a nossa — onde as siglas partidárias são transformadas frequentemente em marcas de negociações escusas e meramente cartoriais para servir a estes ou àqueles personagens ou grupos políticos;  que vem assistindo, em seu histórico recente, a personagens até há pouco tempo considerados de conduta ilibada — pelo comportamento e discursos firmes contra o populismo e as ditaduras que insistem em permanecer fincadas contra o povo, tendo como suporte maior a corrupção — vergarem-se e aceitarem ser cooptados em troca de cargos ou favores menores; onde os gritos vindos das ruas são ignorados e tomados como manobras da oposição ou de adversários insignificantes. É difícil, porém mais instigante e desafiador. O que nos transforma em mais fortes e ousados.
Ousados no que se refere a continuar em uma rota que lê a dificuldade de se combater inimigos que corroem a mesma sociedade que compra com favores e circo. Que consegue se manter logisticamente com o fruto das comissões impostas por obras, serviços e materiais que deveriam servir a este mesmo povo que por muitas vezes se deixa iludir com migalhas que lhe valem a verdadeira dignidade. Inimigos que claramente financiam seus atos,  eventos e acomodações políticas com recursos tungados do erário.
Fortes porque embora nos cotizando para cada evento, temos no nosso conjunto a unanimidade de ideias e convicções. Fortes porque primamos pelo zelo indispensável à cabeça erguida. Fortes porque não são poucos os que nos abraçam e nos confidenciam serem verdes, porém na "surdina", para evitarem retaliações. 
E somos mais fortes ainda quando olhamos para trás e percebemos a solidez de uma história que faz do Partido Verde uma das poucas instituições que tem a oportunidade de assistir às manifestações das ruas com o conforto de parecerem ser os gritos das ruas o eco das diversas lutas defendidas interna e publicamente há quase três décadas.
A todos os que se doaram para que o Encontro acontecesse da mesma forma sutil e engrandecedora conforme ocorreu, um forte muito obrigado. Aos que, de uma forma ou de outra, ficaram impossibilitados de aqui virem, aguardem, pois terei a honra de levar a cada um as diretrizes adotadas para os nossos próximos passos. Aos que não se empenharam - se é que houve -, trago para mim a responsabilidade da motivação que me faltou passar. No mais, quero continuar me emocionando pelo tão grande que somos, com o nosso verdadeiro tamanho. Que nunca sejamos grandes encurralando multidões arrastadas pela insignificância da proximidade do poder. Um poder que sepulta o que de mais básico deve ser respeitado na Democracia: a liberdade de ser Cidadão.






Nenhum comentário: