segunda-feira, 6 de maio de 2013

Na UENF: Ênfase antitrote na abertura do ano letivo



UENF espera abertura tranquila de ano letivo
Com ênfase ainda maior na campanha contra o trote vexatório ou violento, o ano letivo de 2013 na UENF começa nesta segunda, 06/05/13. Melhor universidade do Rio na pontuação do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a UENF conta, neste ano, com o reforço de nova legislação de prevenção ao trote.
De acordo com a Lei Estadual 6.436/13, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 16/04/13, universidades estaduais e instituições particulares sediadas no Estado do Rio de Janeiro ficam obrigadas a alertar calouros e veteranos de que trote baseado em “violência ou grave ameaça” é crime. A lei define até o tamanho dos cartazes, seu conteúdo e as características das letras (fontes). O cartaz informa ainda o telefone da Polícia Militar (190) para denúncias.
Mesmo antes das novas regras, que se somam às diretrizes da Lei 2.538/96, a UENF tem feito campanhas sistemáticas contra o trote a cada início de ano letivo. Através de cartazes, panfletos, faixas e mensagens diretas ou pela internet, a UENF disponibiliza um número de telefone de ligação gratuita (0800 025 2004) e um e-mail ( trotenao@uenf.br) para reclamações. Até hoje não houve registro de problemas.
- A grande dificuldade é definir um consenso sobre os limites entre uma brincadeira saudável, desejada pelos calouros, e eventuais abusos dos veteranos. Os calouros não são obrigados a participar de qualquer atividade do gênero e, quando desejam, são eles que definem os limites – afirma a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia.
Ascom/UENF

Nenhum comentário: