sábado, 26 de maio de 2012

Professor de Filosofia levanta debate no Blog Ciência UENF




Professor de Filosofia Julio Cesar Ramos Esteves: contrário ao aborto

Esteves: sacralização ou banalização
Um tema delicado, mas raramente debatido em profundidade, está caminhando para bater o recorde de visualizações e comentários no Blog Ciência UENF: o aborto dos anencéfalos, recentemente permitido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Logo após a decisão do STF, em abril, o blog publicou matéria onde um especialista em Neurobiologia afirma que o bebê anencéfalo é incapaz de ter consciência e de ter sensações somáticas ou executar movimentos voluntários. Ao ler a postagem nos Estados Unidos, onde está por concluir o pós-doutorado dedicado ao estudo de questões relacionadas à Ética, o professor de Filosofia Julio Cesar Ramos Esteves propôs um debate interdisciplinar sobre a questão. Mesmo antes de retornar ao Brasil, concedeu entrevista pela internet ao Blog Ciência UENF.
- Suponha que um médico lhe diga que você tem um problema tão sério no cérebro que não terá como sobreviver por mais de uma semana. Você acharia plausível que ele quisesse interromper logo a sua vida, alegando, por exemplo, que você só vai dar uma despesa inútil consumindo alimentos para manter uma vida sem perspectiva?  Evidentemente, você não concordaria com isso – dispara o professor.
Para Esteves, a institucionalização do aborto no caso dos anencéfalos tende a levar à oficialização da prática em outros casos de anomalias fetais, legitimando práticas de eugenia.

Nenhum comentário: