sexta-feira, 11 de maio de 2012

NITERÓI E A RIO + 20


Um seminário preparatório à participação de Niterói e a Rio+20 será realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade na próxima sexta-feira, dia 11 de maio. A Rio+20 é a conferência ambiental internacional que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
O painel “Governança local, Regovernança Global: somando pensamentos e ações para a Sustentabilidade” será apresentado no Museu de Arte Contemporânea (MAC) das 9h30 às 13h. A saudação de abertura do evento ficará a cargo do Prefeito Jorge Roberto Silveira.
Participarão do painel: Fernando Guida (Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Prefeitura de Niterói); Vilmar Berna (Presidente da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental); Axel Grael (Presidente do Instituto Rumo Náutico, ex-presidente da FEEMA - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente); Maria Collares (Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e professora de Direito Ambiental da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ), Fernando Amaral (Coordenador de Gestão Ambiental da Unidade Niterói da Universidade Estácio de Sá) e Ricardo Harduim (Subsecretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Niterói).
“A máxima dos Verdes - pensar globalmente, agir localmente - vale para todos, conforme o alcance de influência de cada um. Um indivíduo pode agir cuidando do seu ambiente mais íntimo - sua cabeça e seu corpo - além de cuidar bem da sua casa, do seu bairro. Há os que alcançam influenciar nas questões municipais, outros nas estaduais ou nacionais e até mundiais, via Internet, por exemplo. O importante é cada um dar o melhor de si para melhoria da qualidade de vida de todos, principalmente dos menos favorecidos, que, aliás, já são os que mais sofrem com problemas de acessibilidade, moradia, transportes, saúde, lazer e os que mais sofrerão com o agravamento das questões climáticas. Ocasiões como a Rio + 20 precisam ser aproveitadas para melhorarmos os ambientes que estiverem ao nosso alcance.", afirmou o secretário Fernando Guida.
O seminário tem entrada franca. O MAC fica no Mirante da Boa Viagem.

Nenhum comentário: