domingo, 20 de maio de 2012

ONU faz 56 recomendações para que a Rio+20 tenha avanços concretos



 (UNIC Rio/Diego Blanco )
A versão em português do relatório “Povos Resilientes, Planeta Resiliente” foi apresentada na manhã desta sexta-feira (18/5), na sede do Itamaraty, no Rio de Janeiro. O foco principal do documento são os novos modelos de governança, baseados em desenvolvimento social, fortalecimento econômico e sustentabilidade ambiental, que devem nascer a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho.


Única brasileira a compor o painel, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, classificou o documento como projeto audacioso. "É a nossa primeira sinalização política, em que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon entendeu que deveria convocar um painel de alto nível para olhar a questão da sustentabilidade e gerar um conjunto de recomendações, muitas delas audaciosas, ambiciosas", ressaltou.


O Secretário-Executivo do GSP, Janos Pasztor, destacou a necessidade de envolvimento de todos os setores da sociedade para que o projeto saia do papel e passe para ações rápidas e concretas. “A contribuição da ciência é fundamental e parcerias entre as diferentes áreas de atividade humana e do conhecimento devem ser realizadas”, afirmou.


Guia para o debate
O relatório, produzido pelo Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global (GSP) - grupo de trabalho criado por Ban Ki-moon em agosto de 2010 -, é um importante guia para o debate que ocorrerá no antes, durante e depois da Rio+20. As mais de cem páginas apresentadas pelo grupo mostram principalmente que, apesar de o PIB mundial ter aumentado 75% de 1992 a 2010, as disparidades entre o PIB per capita dos países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaram no mesmo período.


Confira a coletiva na íntegra:
http://www.onu.org.br/img/2012/05/gsp_coletiva_18-mai2012.mp3


Confira as perguntas dos jornalistas:
http://www.onu.org.br/img/2012/05/gsp_perguntas_18-mai2012.mp3


Leia o resumo executivo:
http://www.onu.org.br/docs/gsp-resumo.pdf


Leia o documento na íntegra:
http://www.onu.org.br/docs/gsp-integra.pdf
(Correio Braziliense /Jacqueline Saraiva)

Nenhum comentário: