terça-feira, 26 de julho de 2011

A quem interessa ocultar a Rede Blog de Campos?

Desde o primeiro blog que foi ao ar em Campos, sem dúvida, a população e os órgãos fiscalizadores e controladores passaram a contar com mais uma fonte onde podem sorver informações e posições que dificilmente estariam estampadas nas páginas dos veículos de comunicação tradicionais. Não é nada difícil entender a dificuldade que certos órgãos de imprensa têm em se manter exclusivamente jornalísticos.
O jornalismo exige uma série de regras e, sobretudo, uma ética que se contrapõe a empresas que fazem da informação mercadoria comum. Como se fabricassem guloseimas que podem ser mudadas de sabor a qualquer hora ou para adaptação ao mercado consumidor. Vale uma visita ao pequeno texto de  Maurício Guidani Romanini - aqui . para observarmos o quanto uma imprensa mal conduzida pode atrapalhar o desenvolvimento social, humano, econômico, enfim, numa totalidade, uma comunidade. 
Por outro lado, o esforço de uma Rede de Blogs, como é a de Campos, com a participação de Blogs de municípios vizinhos, não deve ser vista apenas como um passa tempo dos que lhes dão vida, mas mais um instrumento de debate e ponto de partida para as autoridades competentes atuarem em suas diversas atribuições. Não é a toa o esforço de forças que se julgam poderosas - que prefiro entender como dominantes -  na tentativa de denegrir a Rede. Por outro lado, grupos da comunicação formal chegam a criar seus próprios aglomerados de blogs, comumente assinados por funcionários - que não recebem nada a mais por este serviço - ou pessoas que emprestam seus nomes achando estar ganhando luminosidade ou prestígio social. Quando, na verdade, estão a desserviço desta mesma sociedade.
Mas o que mais há de se estranhar é como os blogues levam ao debate temas, atos e fatos políticos e administrativos, tanto no âmbito público quanto no privado, que lesam milhares de pessoas, principalmente em transações duvidosas com o erário, sem que, aparentemente nenhuma medida seja tomada de maneira mais eficaz.
Não quero crer que as denúncias e queixas publicadas na Rede sejam de total desconhecimento das autoridades que ocupam suntuosos prédios em nossa cidade. Afinal, eles também são funcionários públicos que recebem os seus salários oriundos dos impostos que pagamos. Por onde andam as respostas às diversas investigações abertas nos últimos anos? Será que só acontecerão depois das Olimpíadas e da Copa? 
Queiram ou não, a Rede Blog de Campos tem sido o maior instrumento de debate do município. Seria muito melhor se houvesse repercussão nos locais exatos. E olha que inúmeras postagens terminam com: 
"Com a palavra ......"

(p.s. apenas em resposta a quem me convidou para assinar "oficialmente" e me chamou de ingrato. Ainda agradecendo o momento de reflexão que me proporcionou)

Nenhum comentário: