sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sempre tive curiosidade: Qual a finalidade da meia-lua no campo de futebol?

Vale tudo dentro das quatro linhas. Mas quais são as funções da linhas mesmo?
Foto: Getty Images

O árbitro Paulo César de Oliveira, que integra o quadro da Fifa e da Federação Paulista de Futebol (FPF), explicou que a meia-lua, tecnicamente chamada de arco penal, serve para determinar a distância de 9,15 m que existe da marca do pênalti até o perímetro que os demais jogadores devem permanecer durante a cobrança.

"Somente o batedor da penalidade e o goleiro podem estar à frente dessa linha. Os demais jogadores devem estar na distância determinada", afirmou. Paulo César informou que a regra oficial diz que, se algum jogador invadir essa área, o árbitro tem que mandar repetir a cobrança, independente do resultado do chute.

Em algumas situações, a aplicação da regra fica a critério do juiz, no caso de invasão dos 9,15 m por parte de algum jogador da equipe que cometeu a penalidade. "Neste caso, o árbitro deve aguardar o resultado da cobrança. Se for gol, ele valida, se não for, a cobrança deve ser repetida", destacou.

Pequena área
Paulo César de Oliveira também explicou a função da área de meta, conhecida popularmente como pequena área (5,5 m). Ela serve para demarcar o espaço onde uma equipe poderá cobrar o tiro-livre indireto, no caso de ocorrer uma falta dentro desse perímetro, como o goleiro demorar mais de 6 segundos para repor a bola em jogo, entre outros.

O árbitro disse que este é o único momento que a barreira não fica na distância obrigatória (9,15 m), e deverá se postar sobre a linha de meta, ou linha do gol. Outra função da pequena área é delimitar o setor onde o goleiro pode cobrar o tiro-de-meta para devolver a bola ao jogo depois dela ter saído pela linha de fundo.

Outra demarcações importantes
Área penal - Conhecida como grande área, é a região onde o goleiro pode segurar a bola com a mão e determinar a cobrança de pênalti, no caso de falta de um defensor sobre o adversário. Tem um comprimento de 16,5 m da linha de fundo até o seu fim.

Tiro penal - A marca do pênalti tem 11 m da linha de fundo até onde a cobrança pode ser realizada.

Arco de Canto - Espaço onde se realiza a cobrança de escanteio, que tem o formato de um quarto de um círculo com 1 m de raio.

Linha Lateral - Possui um comprimento máximo de 120 m ou mínimo 90 m.

Linha de Meta - Conhecida como linha de fundo, possui uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m.

Bandeirinha de canto - Não deve ser inferior a 1,5 m de altura e também não pode ser pontiaguda.

Círculo Central - No pontapé inicial para os dois tempos, ou em caso de gol, somente podem ficar na área, com um raio de 9,15 m), os dois jogadores da equipe que dará início ao jogo.

Ponto Central - Local onde a bola deve ser colocada para ter início um dos tempos, ou em caso de gol.

Linha de meio-campo - Determina os lados que as duas equipes defendem ou atacam.

Nenhum comentário: