segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nahin: O garotismo em extinção.

Embora conheça o prefeito em exercício há muitos anos, nunca privei o que se pudesse chamar de amizade. Porém, um relacionamento muito amistoso, sincero, respeitoso e, por que não dizer, de cumplicidades em alguns poucos momentos, isto ligado às concepções e viés no modo de se tratar a prática da política e as vidas pessoais.
Tenho no prefeito uma pessoa simples e ao mesmo tempo determinada. Um homem de atitudes justas quando lhe é solicitado o pensar isento em situações críticas. Uma pessoa que sabe sofrer sozinho para não deixar que seus anseios atrapalhem projetos de seu grupo. Perfil de personalidade que lhe vitimou várias vezes. Injustiçado? Não sei...

Percebo que mais uma vez ele vai para o sacrifício para segurar uma onda muito traiçoeira. Conhecedor da fé que tem, pelo católico fervoroso que é, tenho certeza de que toda a Diocese vai precisar rezar muito para que não ceda aos apelos comuns dos seus subordinados no governo.

Por outro lado, quando afirma dar continuidade a todos os trabalhos e seguir os mesmos modelos da ex-prefeita e ainda manter o tabuleiro do governo, a demonstração de continuidade é clara.

Ora, esperar que empreendesse um padrão seu seria ingenuidade? Não! Observem que, quando o sr. Roberto Henrique assumiu interinamente por poucos dias, o fez. Assumiu as rédeas como o capitão da nau e se fez respeitar. Demitiu, nomeou, tomou decisões rascantes...

Com a decisão de manter tudo como antes, Nélson, em caso de uma nova eleição, deverá ser o candidato que seguramente irá representar o garotismo em extinção. Aí cai de vez o pouco da marca de independente que poderia ter. Não o podemos comparar com o marionetismo da sua cunhada que acaba de deixar o cargo. O interino, sabe-se, também tem seus momentos de bater na mesa. O seu gênio pacificador e sua formação é que o faziam respeitar a chamada "hierarquia" imposta pelo chefe.

Enfim, a cada momento fica mais clara a necessidade de novas forças, orindas de alianças fortes, se prepararem para o confronto mais importante para a história de Campos nos últimos tempos, desde que surgiu o garotismo.

Cabe agora a cada um de nós esta mobilização firme e consistente no que tange à mudança tão esperada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ser pior que Mocaiber...

Ela deveria pedir perdão às crianças que foram prejudicadas pela ausência de uma política educacional.

Rosinha conseguiu superar(pejorativamente falando) o desgoverno Mocaiber(isso é praticamente impossível), porém a verdade:

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira mostram que o município de Campos piorou.

No Governo Rosinha: CAMPOS DOS GOYTACAZES 3,2.

No Governo Mocaiber: CAMPOS DOS GOYTACAZES 4,3.

Isso é um fato que ela(a cassada) deveria vir a público e pedir perdão.


Matéria da Folha da Manhã
Educação de Campos com fraco desempenho em 2009

O desempenho do ensino básico em Campos, de alunos da rede pública (municipal e estadual), ficou abaixo do esperado.

A situação nas escolas da rede municipal surpreendeu devido aos bons desempenhos obtidos no Ideb de 2007, divulgado em 2008. Nele, Campos apresentou resultados melhores dos que os alcançados no atual Ideb, conforme apresenta o infográfico ao lado.

Fonte: Folha da Manhã(6/7/10)

PS.: "A situação nas escolas da rede municipal surpreendeu devido aos bons desempenhos obtidos no Ideb de 2007, divulgado em 2008".

Ideb de 2007 (Prefeito Mocaiber);
Ideb de 2009 (Prefeita Rosinha).

WWW.MEC.GOV.BR

Anônimo disse...

Caro Joca,
Ótimo texto Joca! Torço que este entusiasmo e força não desapareçam nas primeiras dificuldades que esta via alternativa tiver que passar para quando for se compor.
Abs
Paulo Sérgio.